Temporal causa danos em cidades do norte do RS

A combinação de forte chuva, acompanhada de vento e granizo derrubou árvores, postes de energia elétrica e causou destelhamento em diversas cidades da região

Por
· 2 min de leitura
Diversos postes de luz caíram em uma mesma rua em São Valentim (Crédito: Divulgação/Redes Sociais)Diversos postes de luz caíram em uma mesma rua em São Valentim (Crédito: Divulgação/Redes Sociais)
Diversos postes de luz caíram em uma mesma rua em São Valentim (Crédito: Divulgação/Redes Sociais)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um forte temporal, com ventos próximos dos 100 quilômetros por horas atingiram diversas cidades da região Norte do Rio Grande do Sul no final da tarde de segunda-feira (24). Entre os municípios mais atingidos está a cidade de Iraí, onde o Poder Público Municipal informou que centenas de casas foram atingidas. Prédios públicos como o hospital do município, a UBS e o presídio também sofreram danos. A Defesa Civil do município, em um levantamento inicial, informou que mais de 170 famílias foram atingidas. A Secretaria de Assistência Social está prestando socorro aos atingidos, inicialmente com lonas.

Uma análise dos danos feita pela MetSul Meteorologia sugere que a cidade foi atingida por uma micro-explosão atmosférica. Trata-se de uma corrente de vento descendente violenta que desce de uma nuvem de tempestade e que ao alcançar a superfície traz vento destrutivo que se expande de forma radial. Os danos podem ser tão significativos que muitas vezes são confundidos com o de um tornado, como se viu na cidade de Guaíba há poucos dias em episódio do mesmo fenômeno que chegou a virar caminhões na estrada.


Estradas interrompidas 

Além dos prejuízos causados em residências e prédios públicos, também foram registrados transtornos aos motoristas que transitavam nas rodovias da região. O vento derrubou árvores sobre a ERS-500, estrada que liga o município de Constantina a Sarandi. Os motoristas que passavam pelo local permaneceram parados na pista por mais de uma hora, até que as árvores fossem removidas. 


Danos em outras cidades 

Em São Valentim, diversos postes de uma mesma rua caíram, sendo que um deles atingiu o portão e a cerca de uma residência. Moradores relataram que até a tarde desta terça-feira (25), a luz ainda não havia voltado. 

A cidade de Cotiporã, também registrou muitos estragos como destelhamentos e quedas de árvores. Os fortes ventos também atingiram a cobertura do estacionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o prédio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), onde a ventania arrancou a cobertura dos dois locais.

Danos também foram registrados nas cidades de Sarandi, Vicente Dutra e Redentora. Ainda durante a noite de segunda-feira, a RGE informou que haviam 42 mil clientes sem energia entre as regiões Norte e Metropolitana, em decorrência da instabilidade atmosférica que ocorre desde ontem. A concessionária informou que as equipes estavam mobilizadas para restabelecer o serviço no menor tempo possível.


Temperaturas começam a cair 

Segundo a MetSul, ontem (25) ainda havia grande possibilidade de temporal, porém, à partir de hoje (26), uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, rompendo o persistente bloqueio atmosférico. Após duas semanas de temperatura muito acima do normal, a frente vai estourar a bolha de calor. A temperatura despencar em relação ao que vem se registrando na quinta-feira e se iniciará uma sequência de dias de marcas mais agradáveis e perto dos padrões históricos médios desta época do ano.

Esta massa de ar frio vai derrubar as máximas à tarde entre 10ºC e 15ºC em relação ao que vem se registrando e as noites terão mínimas 5ºC a 8ºC mais baixas que as registradas nestes dias da onda de calor. O desconforto térmico vai cessar e condições agradáveis devem predominar por alguns dias após a passagem da frente fria e o ingresso do ar mais ameno.


Gostou? Compartilhe