As medições, estudos topográficos e ambientais no trecho urbano de 11 quilômetros da BR-285, que passa em frente à entrada da Universidade de Passo Fundo até o trevo que liga à ERS-324, tiveram início para a duplicação e elaboração do projeto que irá eliminar os pontos críticos desse trecho da rodovia.
Desde maio, explicou o engenheiro supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adalberto Jurach, cerca de 30 profissionais vinculados à autarquia federal trabalham no levantamento da área. “A intenção é de um novo projeto para a duplicação destes quilômetros, tratamentos e intervenções que corrija e melhore essa demanda”, afirmou.
Embora o prazo contratual estipulado à SD Engenharia, empresa vencedora do processo licitatório, seja um pouco menos, Jurach estima que a elaboração do documento contendo a análise do trecho deverá ser entregue em um ano. A partir disso, esclarece, será possível iniciar a contratação das obras, que terão um valor diferente dos mais de R$ 800 mil empenhados para esta fase de elaboração do projeto.
O que é planejado
Conforme mencionou o engenheiro do DNIT, o que está sendo observado e documentado, agora, são os trechos onde possa haver conflitos, seja por condições de regularidade ou fluxo de tráfego acentuado. “Nós buscamos tratar as interseções pensando até em usar dois níveis com passagens”, disse. “Começamos no acesso ao bairro São José, na avenida Luís de Camões, e depois vamos estudar bem as interseções da RS-135 e da Avenida Brasil com a BR-285; ali existe uma grande rótula”, prosseguiu Jurach.
Nas vias de acesso à Universidade de Passo Fundo e na rua César Santos, mencionou, se estuda a possibilidade de construir em dois níveis, seja por viadutos ou corredores por baixo da BR-285. “Seguimos depois com o acesso secundário à UPF também buscando uma melhoria e até pensando em uma possibilidade de dividir o fluxo de entrada da universidade, que a gente conhece que é bastante grande em alguns horários, e depois seguiria o bairro Industrial de Passo Fundo, para o qual as lideranças locais sempre buscam uma implantação de uma melhoria para pela necessidade de acesso constante de caminhões”, ressaltou Jurach.
Na extensão rodoviária, os trechos que passam pela Embrapa Trigo, Cidade Nova e acesso norte ao bairro Vera Cruz também devem receber obras de recuperação. “Esse segmento será tratado também com ruas laterais e toda a melhoria necessária para que a gente tenha, depois que todo for duplicado, uma condição muito boa de tráfego de segurança”, enfatizou o engenheiro do DNIT.