As obras para implantação de terceiras pistas na RS 153, no trecho entre os municípios de Passo Fundo e Tio Hugo, começaram a ser executadas na última semana. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), ao todo, estão sendo construídas 12 terceiras faixas, distribuídas ao longo de 39,9km da rodovia. Juntas, as pistas somam aproximadamente 14km de extensão.
As terceiras faixas estarão localizadas em seis pontos de ultrapassagem à direita, no sentido Passo Fundo-Tio Hugo, e seis à esquerda, para quem trafega no sentido Tio Hugo a Passo Fundo. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em cerca de 11 meses. Ainda segundo o DAER, o projeto deve ajudar a reduzir o congestionamento da estrada, cujo traçado atravessa o perímetro urbano de Passo Fundo, Ernestina e Tio Hugo.
Obra tem investimento de R$ 21 milhões
A ordem de início das obras na RS 153 foi assinada pelo governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, no dia 23 de junho, durante o cumprimento de uma agenda em Passo Fundo. O projeto conta com um investimento de R$ 21,3 milhões por parte do governo estadual, através do programa Avançar. Os recursos foram liberados ainda durante o exercício de mandato do então governador Eduardo Leite. "Com uma infraestrutura rodoviária em melhores condições, estamos deixando um legado importante para que o Rio Grande do Sul retome o crescimento e a competitividade econômica", justificou à época o Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.