A ponte localizada sobre o Rio Passo Fundo, que interliga todo o norte do Estado do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, teve o tráfego liberado nesta semana.
Após ter ficado submersa em 2014 em razão de uma enchente, a ponte teve sua estrutura comprometida, passando a ser usada a variante de aproximadamente 2,5km construída pela Empresa Foz do Chapecó.
O trecho da variante foi construído com uma previsão de uso público somente quando ocorresse nova cheia e comprometesse o uso da ponte existente na Rodovia RSC-480. No entanto, ela estava sendo utilizada desde a interdição em 2014.
Após mediação conduzida pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público (Mediar-MP) e pela Promotoria de Justiça de São Valentim, foi assinado, em agosto do ano passado, termo de mediação entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) - e a empresa catarinense Foz Chapecó Energia S/A (FCE). O termo viabilizou o acordo para a recuperação da ponte sobre o Rio Passo Fundo e a recuperação da sua variante na RSC-480, que deverá iniciar em breve.