Carazinho já recebeu mais de 60 aeronaves para a Expodireto

Aeroclube recuperou iluminação e remanejou espaços para recepcionar os visitantes

Por
· 3 min de leitura
Aviação executiva parqueada em Carazinho   Fotos – Divulgação-ACAviação executiva parqueada em Carazinho   Fotos – Divulgação-AC
Aviação executiva parqueada em Carazinho Fotos – Divulgação-AC
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O evento é em Não-Me-Toque, mas a porteira para quem chega voando foi aberta em Carazinho. Sim, durante a Expodireto 2023 a pista do Aeroporto Municipal já recebeu mais de 60 aeronaves da aviação executiva e estatal. O governador Eduardo Leite foi um dos primeiros que desembarcou com a recepção do Aeroclube de Carazinho. O movimento de jatinhos, turboélices e monomotores a pistão não parou. “Carazinho é considerada a Capital da Hospitalidade, e nós do Aeroclube tentamos manter essa tradição”, disse Luiz Rossato, o popular Cabide, diretor de material da entidade. A turma arregaçou as mangas para sanar problemas, preparar a pista e oferecer uma boa estrutura para os visitantes.

Movimento

Desde o domingo, pousos e decolagens tiraram a poeira da pista carazinhense. Para estacionar tantos aviões, foram utilizados os pátios e os hangares do Aeroclube e da empresa Stara. Um trator-rebocador, um pouco de exercício físico e muita boa vontade garantiram espaço para todos. “No domingo foram cinco aviões com a chegada do governador do estado e dois deputados. Na segunda, 14 aviões com várias personalidades do agronegócio e ainda desembarcaram três ex-ministros e dois senadores. Na terça-feira, pousaram 11 aviões, com a chegada do vice-governador do Paraná, empresários da Argentina e do Paraguai. Muitos representantes de empresas nacionais e internacionais do agro, além de cônsules de três países passaram por aqui”, conta Luiz Rossato. Na quarta-feira a planilha de pousos deu um salto e registrou 21 operações. Na quinta-feira pela manhã já havia pousado 10 aviões, totalizando até então 61 aeronaves visitantes. Assim, com as operações da tarde e desta sexta-feira, o total deve superar as expectativas de Cabide que esperava por 70 aeronaves.

Aeroclube de Carazinho: recepção aos visitantes

Trabalho e parcerias

O grande desafio do pessoal de Carazinho foi recuperar o balizamento – a iluminação lateral da pista, pois mais uma vez a fiação, soquetes e lâmpadas foram furtados. “Nós, em tempo recorde, colocamos o balizamento em funcionamento após o furto de cabos. Agradecemos muito a nossa parceira, a empresa Stara, que tem nos auxiliado na manutenção do sistema para voos noturnos”. Além desta, outra parceria também foi importante, como conta Cabide. “Esse ano vamos superar 2022 que teve 60 aviões. E esse ano são aviões de porte maior. Nós também tivemos o poio da Cotrijal e colocamos para os visitantes mais de 500 garrafas de água, café o dia inteiro, bolachas, cuca, balas e bolo gratuitamente para os visitantes. Durante esse evento o nosso Aeroporto só recebeu elogios. Agradecemos também à Prefeitura Municipal, ao prefeito Milton e sua equipe, pelo apoio”.

Aviação em Carazinho

A pista de Carazinho é municipal, porém com administração de competência estadual. A pista tem 1560x30m e em condições de receber aeronaves da aviação regional, como o ATR-72. “Pousaria um Boeing, mas o pátio não suportaria o peso”, diz Rossato, em relação ao PCN (compactação) necessário para manobras de aeronaves mais pesadas. Carazinho já foi servida por linhas áreas, nos anos 1950/60, quando Varig e Savag operavam com os lendários DC-3. Já o Aeroclube, hoje presidido por Mateus Hirt, conta com sete aeronaves próprias e uma arrendada, além de três planadores.

Balizamento da pista foi recuperado


Em Passo Fundo pouco espaço e “projeto de readequação”

 

Em Passo Fundo, mesmo contando cum um aeroporto onde operam jatos de linhas aéreas, pouco espaço foi destinado à aviação executiva e sequer foi liberado o parqueamento de aviões no antigo terminal. Na semana da Expodireto, o máximo de aeronaves executivas registrado em um dia foi sete, das quais três são aquelas baseadas no próprio Lauro Kortz. A aeródromo é administrado pela Infraero. Através da sua assessoria, informou que “o pátio do Aeroporto de Passo Fundo dispõe de uma área de 3520 m² para o estacionamento de aeronaves da aviação executiva, que pode ser ampliada caso necessário, em consonância com o regulamento de Segurança Operacional. A quantidade de vagas varia de acordo com o porte das aeronaves estacionadas”. Sobre a grande expectativa de empresários pela construção de novos hangares, a empresa disse que “atualmente, o Aeroporto de Passo Fundo passa por um projeto de readequação na área do antigo terminal. Em seu devido tempo, hangares serão disponibilizados dentro do Plano Diretor do aeroporto”. 

Gostou? Compartilhe