Monumento em Carazinho homenageia Ruy Della Méa

O avião ficou guardado em Passo Fundo desde 2005 para uma homenagem não concretizada

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Espaço em fase final de obras para receber o avião -- Foto – Divulgação-Aeroclube CarazinhoEspaço em fase final de obras para receber o avião -- Foto – Divulgação-Aeroclube Carazinho
Espaço em fase final de obras para receber o avião -- Foto – Divulgação-Aeroclube Carazinho
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Passo Fundo perdeu a oportunidade de reverenciar o desbravador da aviação em seu território. No início dos anos 1940, o Comandante Ruy Della Méa foi o primeiro piloto a pousar com um avião em solo passo-fundense. Aqui chegou pilotando um icônico Piper Cub, o J-3, prefixo PP-TKU. Ruy, de volta a sua terra natal, reencontrou, dentre outros, o amigo Múcio de Castro. E, a partir da redação de O Nacional, foi plantada a semente para que Passo Fundo tivesse um aeroclube. Isso ocorreu e Ruy ficou marcado como um dos seus fundadores. Em seguida, ele foi trabalhar como instrutor do Aeroclube de Carazinho. Agora, 80 anos depois, o avião que seria monumento em Passo Fundo seguiu para Carazinho. Nos próximos dias estará num pedestal em uma praça junto ao Aeroclube.

Primeiro instrutor

O avião para homenagem foi obtido pelos familiares de Della Méa junto ao setor de manutenção da Aeronáutica, em Belo Horizonte. O filho Murilo, enviou o avião para Passo Fundo. É um Regente, aeronave fabricada pela indústria Neiva, por muito tempo utilizado na FAB. Em 2005 a aeronave chegou desmontada e ficou na garagem de um amigo de Murilo. Mas o esperado monumento ao precursor da aviação não ocorreu. O tempo passou e surgiu a oportunidade de aproveitar o Regente para erguer um monumento em Carazinho. “O Ruy foi nosso primeiro instrutor”, destaca Luiz Rossato, o popular Cabide, dirigente do Aeroclube de Carazinho. “Ele não foi fundador do Aeroclube, mas um pioneiro na nossa aviação”, explica.

Trevo do avião

Carazinho pode não ter monumento com uma caravela, mas a cultura aeronáutica merece aplausos, pois esse será o segundo avião transformado em obra de homenagem naquele município. “O primeiro está no Trevo do Avião. É outro Regente que conseguimos em 2006 e colocamos no entroncamento da BR-285 com a Avenida Flores da Cunha”, explica Cabide. E, para marcar a primeira homenagem carazinhense a Della Méa, o avião recebeu o mesmo prefixo da aeronave precursora da aviação no Planalto Médio, sob comando do Comandante Ruy: PP-TKU. 

Praça Enzo Albuquerque

O segundo exemplar, que seria para Passo Fundo, ficará na Praça Enzo Albuquerque, em homenagem à memória do filho de Beto Albuquerque. “Foi ele quem conseguiu o asfalto que liga o Aeroclube à BR”, disse em tom de agradecimento o diretor de material do Aeroclube. A área está na reta final dos preparativos, já terraplenada e com o pedestal quase pronto. “A chuva está atrapalhando, mas depois que parar é questão de uns 10 ou 15 dias e vamos colocar o avião”. E, em meio aos aviões do Aeroclube ou da aviação executiva, o Regente não será uma ave solitária, pois o objetivo é incentivar a aviação. “A ideia é ampliar a praça, com áreas para o lazer. O avião-monumento ficará a apenas dois metros de altura em uma ampla base que já está totalmente concretada. Haverá uma placa para o Ruy, vamos instalar brinquedos e o avião receberá iluminação”. O voo está bem planejado, mas o tempo de percurso ainda depende da autonomia financeira. “Aos poucos vamos fazer o que pretendemos”, finalizou Rossato.


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