“Tio Hugo a Passo Fundo será o maior gargalo da região”. A avaliação do presidente do Fórum Estadual dos Coredes - que congrega os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - e do Corede Alto da Serra do Botucaraí, Idioney Vieira, leva em consideração as condições da estrada administrada pelo Estado, a RSC-153, em comparação à renovação estrutural em andamento na BR-386.
A principal rota entre a maior cidade da região Norte e Porto Alegre, apesar da implementação de pontos com terceira faixa, é em sua maior parte composta por pista simples e recebe grande movimentação de veículos, fluxo que tende a aumentar a partir da conclusão da duplicação da via federal administrada pela concessionária CCR ViaSul.
A RSC-153 tem cerca de 40 km de extensão entre Passo Fundo e o entroncamento com a BR-386, em Tio Hugo. “É um pequeno trecho, e vai ser um gargalo. Haverá uma linha duplicada com padrões europeus, que é essa BR-386, quase de autoestrada, porque praticamente não vai ter interrupções, os acessos às cidades do entorno e as conexões serão todos livrando as faixas de rolamento. Mas quando chegar em Tio Hugo para ir a Passo Fundo, terá uma trava ali”, entende Idioney Vieira. “É o caminho para São Paulo e para o porto do Rio Grande. Toda a produção que sai de Passo Fundo em direção à zona portuária passa por ali, e toda a produção que vem de lá em direção a Santa Catarina ou São Paulo também. Esse é um trecho que tem nos preocupado muito para o futuro”, alerta.
Conforme reitera, as duas estradas compõem um importante entroncamento rodoviário do Rio Grande do Sul, que permite o direcionamento do tráfego para diferentes regiões e para outros estados. “Chegando em soledade, se o motorista pegar à direita, sai lá em Rio Grande, e à esquerda, vai ao Vale dos Vinhedos, por Encantado; seguindo reto, vai sair em toda a região metropolitana. Perceba o quanto isso precisa ter um olhar da região também”, atenta Idioney Vieira.
A RSC-153 é de responsabilidade do Governo do Estado, que concluiu em 2023 a construção de 12 terceiras faixas entre Passo Fundo e Tio Hugo. Foram investidos R$ 21,3 milhões para a obra, realizada ao longo dos 35,91 quilômetros. No total, foram construídos 14,08 quilômetros de novas pistas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt).
Segundo analisa o presidente do Fórum Estadual dos Coredes - que integra o Conselho de Usuários da CCR ViaSul -, após a conclusão da duplicação da BR-386, haverá uma crescente na movimentação de veículos na rodovia estadual, “que vai ficar altamente congestionada e muito perigosa”. “Precisamos que a região de Passo Fundo e o próprio município comece a assumir essa bandeira da duplicação da RSC-153, que é segmento da Transbrasiliana”, defende.
Obras na BR-386
A CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 - originalmente de pista simples - entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais. As obras integram o programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Como integrante do Conselho de Usuários, representando o Corede Alto da Serra do Botucaraí e UPF, Idioney Vieira participa de reuniões frequentes sobre o andamento dos projetos de reestruturação da rodovia. “No contrato, estão colocados percentuais por ano de obra, de terraplanagem, remoção de árvores e também percentual de quilômetro com os níveis de asfalto já posto. O cronograma aqui da nossa região está dentro do programado”, afirma.
Segundo informa, entre Soledade e Fontoura Xavier, deve ocorrer a entrega de obras de duplicação no segundo semestre de 2025. “A gente acredita que, até o final do ano, o trecho de cerca de 30 km esteja concluído. Entre Tio Hugo a Soledade, provavelmente, até meados do ano de 2026, a gente esteja com esse trecho concluído também”. Esse trajeto entre as duas cidades tem cerca de 30 km.
Na última terça-feira (04), a CCR ViaSul liberou totalmente o tráfego de veículo na região do km 297 da BR-386, em Pouso Novo (RS), em ambos os sentidos. No local, as equipes atuavam desde maio do ano passado na recuperação da rodovia e do talude, que foram severamente atingidos pelas enchentes.
Durante os oito meses de trabalhos para a reconstrução da via, o fluxo no local operava em sistema de pare-e-siga. A Concessionária informou que segue trabalhando no segmento. Por isso, eventualmente, novos bloqueios podem ser necessários, porém, com interferências pontuais sem a necessidade de restrição por longos períodos.
Também nessa semana, a empresa realizou a detonação de rochas nos kms 234 e 241, em Soledade (RS). Durante as explosões, a rodovia é totalmente bloqueada por até, no máximo, uma hora nas proximidades desses locais. Após a operação, as equipes da concessionária realizam a limpeza da pista antes de liberar ao tráfego.