A Polícia Rodoviária Federal vem, anualmente, apresentando crescimento no número de apreensões de drogas em todo o Rio Grande do Sul. Em 2021 não foi diferente, a PRF superou os números do ano passado, com 29,7 toneladas de maconha e 1,7 tonelada de cocaína, superando todos os anos da história da PRF.
Números da região norte do Rio Grande do Sul seguem a média do estado. Números do começo de dezembro mostravam que somente na região de Passo Fundo já haviam sido apreendidos 453,71 kg de cocaína; 67,81 kg de crack; 100 pontos de LSD; 8,56 ton. de maconha; e 18,1 kg de skunk. Os números devem ser ainda maiores, quando for apresentado o balanço final de 2021, com os dados até o dia 31 de dezembro.
Além das drogas, outras apreensões que se destacaram durante o ano foram as de cigarros contrabandeados. Na região de Passo Fundo, foram apreendidas 1.337.924 maços de cigarros até o começo do mês de dezembro.
Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, uma das justificativas que explicam os aumento no número de apreensões de drogas nos últimos anos é o investimento e direcionamento das ações para o combate a este tipo de crime. Nos últimos anos foram intensificados os investimentos em inteligência policial, tecnologias, equipamentos, treinamentos e o comprometimento dos agentes explicam o atingimento de tais marcas.