2021 entra para a história como o ano em que Passo Fundo ficou sem aeroporto! Em 11 de janeiro, o Aeroporto Lauro Kortz foi fechado para os trabalhos na pista. A expectativa era pelo retorno das operações de pousos e decolagens em 12 de maio. As obras de recapeamento e melhorias foram finalizadas no prazo previsto. Mas os ventos da pandemia e as nuvens burocráticas atrapalharam. O atraso na vinda de equipamentos (PAPIs) da Itália, exigências técnicas e trâmites necessários junto aos órgãos federais mantêm o aeródromo sem a homologação. Assim, foram necessárias sete prorrogações na interdição do aeroporto, através de NOTAMs. O último prorrogou o fechamento do Lauro Kortz até 31 de janeiro de 2022.
Pista e terminal
Seguindo um anteprojeto elaborado há mais de cinco anos, a principal exigência técnica não foi priorizada: o alargamento da pista de 30 para 45 metros devido ao predominante vento de través. As melhorias na pista foram o recapeamento, groorving (ranhuras para escoamento da água da chuva) reforço da base do PCN nas cabeceiras e instalação de novo balizamento. Estão em fase final de obras um novo e amplo TPS - terminal de passageiros, e um novo pátio de aeronaves.
Empresas aéreas
As sucessivas prorrogações no fechamento do aeroporto interromperam os voos regulares. Inicialmente, Azul e Gol mantiveram vendas antecipadas dos voos para Passo Fundo. Porém, em setembro, as empresas aéreas com slots no Lauro Kortz decidiram por cancelar a venda antecipada de passagens tendo Passo Fundo como destino ou origem. Assim, chegamos a 2022 sem sequer venderem passagens para Passo Fundo.
Aviação geral
O Aeroporto Lauro Kortz tem grande importância para a aviação geral. É utilizado por aeronaves mono ou multimotores a pistão, jatos ou turboélices que servem empresas e particulares, aviões-ambulância, militares, de instrução ou para transporte de órgãos. Parte desse movimento foi transferida para o Aeroclube de Passo Fundo, mas, dependendo do modelo, há fortes restrições, pois a pista ainda não foi asfaltada.
As escalas do aeroporto no calendário de 2021
11 de janeiro - A pista do Aeroporto Lauro Kortz foi fechada para os serviços de melhorias e adequação às mudanças magnéticas da precessão.
17 de junho - Início da instalação dos PAPIs, indicadores luminosos da rampa ideal de aproximação final, nas cabeceiras 09 e 27da pista.
19 de outubro – A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil inspecionou a área operacional, instalações da pista, novo balizamento e as restrições impostas na ZPA – Zona de Proteção de um Aeródromo. A partir disso, foi possível atualizar as cartas de aproximação RNAV.
14 de dezembro - Técnicos do Cindacta II ligaram e testaram os PAPIs, realizando o ground check, colocando em operação os dois módulos que ainda necessitam de aferição em voo por aeronave-laboratório.