O HSVP (Hospital São Vicente de Paulo) é referência em transplantes de órgãos e tecidos, devido à estrutura de alta complexidade e corpo clínico altamente qualificado. A trajetória na área se iniciou no ano de 1969, com o primeiro transplante de córneas. A partir desse momento foram realizados transplantes de rim, osso, coração e fígado.
Ao apresentar o desempenho do número de transplantes e doação de órgãos, a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do HSVP informa que de janeiro a dezembro de 2009, a instituição obteve 116 doações incluindo, fígado, rim, córneas e segmentos ósseos. Nesse mesmo período, foram realizados 114 transplantes. Em comparação com o ano de 2008, o hospital registrou 225 doações e 163 transplantes de órgãos e tecidos.
O médico coordenador da CIHDOTT, Luís Amauri Palma, destaca que houve uma queda significativa do número de captações e transplantes neste ano. Segundo ele, há vários fatores que contribuíram para esta realidade, como a redução de casos de morte encefálica, diminuição do número de pacientes vítimas de trauma e ocorrência da gripe A (redução do número de encaminhamentos de pacientes graves ao HSVP, evolução clínica que contraindica a doação). "As captações diminuíram no Estado inteiro. Penso que a Central de Transplantes poderia desenvolver campanhas regionalizadas e mais próximas das famílias, destacando a sua importância no processo de doação", salienta Palma.
Papel da CIHDOTT
A CIHDOTT tem a finalidade de contribuir para o aumento de doadores efetivos de órgãos e tecidos, e colaborar com a criação de uma cultura de doação, o que requer trabalho árduo, participação e envolvimento de todos.
Em relação às atividades práticas da comissão, salienta-se a articulação com a CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos) do Estado e com profissionais de saúde encarregados do diagnóstico de morte encefálica e manutenção de potenciais doadores, além de garantir uma adequada entrevista familiar para solicitação da doação e promover programa de educação continuada, entre outras ações.
Ao apresentar o desempenho do número de transplantes e doação de órgãos, a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do HSVP informa que de janeiro a dezembro de 2009, a instituição obteve 116 doações incluindo, fígado, rim, córneas e segmentos ósseos
A CIHDOTT tem a finalidade de contribuir para o aumento de doadores efetivos de órgãos e tecidos, e colaborar com a criação de uma cultura de doação, o que requer trabalho árduo, participação e envolvimento de todos
Menos doações e menos transplantes
· 1 min de leitura