Para começar o ano de forma saudável

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É de fundamental importância que se cumpra consigo mesmo os compromissos assumidos em prol da saúde. Para isso, o segredo é traçar para si mesmo objetivos determinados e específicos e que sejam possíveis de serem cumpridos na agenda do ano novo.
Está provado que comer em excesso faz mal à saúde. Por via de consequência, recomenda-se comer pouco. A obesidade que decorre do sobrepeso é problema sério. Entendemos que é importante mencionar e fornecer algumas dicas e orientações para seguir em 2010:

1 - Coma menos e sinta-se melhor. O sobrepeso e a obesidade são problemas significativos que prejudicam a saúde, antecipam a longevidade e não permitem uma qualidade de vida, visto que determinam o aparecimento de diversas doenças.

2 - Faça regularmente exercícios físicos, melhorando sua força muscular e sua capacidade respiratória, bem como fortalecendo o sistema imunológico e sua flexibilidade.

3 - Cuide da sua autoestima. Viver de forma descontraída combate o chamado estresse e aumenta a confiança na vida, conquistando a admiração das demais pessoas e aumentando a qualidade de vida e sua longevidade.

4 - Não incorra em deficiências nutricionais. Alimentar-se mal é um problema muito sério. A falta de vitaminas e minerais provoca muitos males a curto e longo prazo, como por exemplo: anemia, fadiga, cáries, desatenção, infecções, problemas cardíacos, depressão, hipertensão, câncer, osteoporose, entre outros.

5 - Cuide bem do seu coração. Para isso é importante a prática regular de atividade física, o banimento definitivo do tabagismo, o incremento de boa alimentação através de frutas, legumes, saladas coloridas, cereais, carnes brancas sem pele, oleaginosas, azeite de oliva extravirgem, controle de peso e assim por diante.

6 - Adote e cultive bons hábitos de vida, combatendo com esse comportamento, também, os radicais livres. Mantenha-se longe do tabagismo, da poluição, do álcool, do estresse e promovendo uma alimentação adequada e equilibrada e sem jamais perder de vista o exercício físico regular.

7 - Recomendo que sejam feitos, periodicamente, exames laboratoriais indicados por profissionais competentes. O dentista também é imprescindível nas dicas aqui recomendadas.

8- Beber água é obrigação. O corpo necessita manter-se hidratado. Este líquido precioso ajuda e auxilia na eliminação das toxinas acumuladas e melhora a função renal. Indica-se beber de dois a três litros de água diariamente. Este é um hábito fundamental da pessoa.

9 - A memória deve ser exercitada constantemente. A mente é um músculo que necessita do exercício contínuo, sob pena de atrofia. Manter a memória e a mente ativos significa maior vitalidade mental ao envelhecer. Destarte, leiam muito para estimular a mente. Jogos de mesa e atividades artísticas são importantes para a saúde mental e física. Não é bom abusar da televisão, porquanto, quando em excesso, pode atrofiar a mente.

10 - É nas coisas simples que nós somos mais felizes. Curta os finais de semana com os amigos, com a família e até sozinho, mas curta. Contemple os animais, a natureza, o sol, a chuva e viva feliz.

Entretanto, de nada adianta a nutricionista dar diversas dicas se não existir a conscientização de cada um. Cada pessoa por si só deve estabelecer de forma consciente seus objetivos nutricionais e seus bons hábitos de vida. Do contrário, estamos todos perdendo tempo. Por isso, a maior dica que posso dar a cada um é a conscientização da necessidade de impormos hábitos salutares de vida.

De nada adianta a nutricionista dar diversas dicas se não existir a conscientização de cada um. Cada pessoa deve estabelecer de forma consciente seus objetivos nutricionais e seus bons hábitos de vida

Está provado que comer em excesso faz mal à saúde. Por via de consequência, recomenda-se comer pouco. A obesidade que decorre do sobrepeso é problema sério

Colaborou
Ana Maria Bueno, nutricionista e personal diet


Gostou? Compartilhe