População jovem receberá vacina contra gripe suína

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Ministério da Saúde anunciou em dezembro que adultos jovens e saudáveis, na faixa dos 20 aos 29 anos, serão vacinados contra o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, entre março e abril de 2010.
Entre os idosos, somente aqueles com doenças crônicas, como diabetes e problemas cardíacos (as chamadas comorbidades), deverão receber a imunização. Já os idosos saudáveis continuarão a receber apenas a vacina contra a gripe sazonal, que já é fornecida todos os anos. De acordo com o órgão, a campanha será uma das maiores de imunização já registradas no país.

Outra novidade anunciada é que indígenas também farão parte do grupo prioritário para a imunização contra a gripe. Foi confirmado que profissionais de saúde, grávidas, pessoas de todas as faixas etárias que apresentem comorbidades e crianças de seis meses a dois anos deverão ser priorizadas.

A aparição de um novo vírus de gripe mobilizou esforços globais, este ano, após se transformar na primeira pandemia do século 21. Detectada pela primeira vez no México, em abril, o vírus H1N1surgiu de uma combinação genética das variantes das gripes suína, aviária e humana, o que colocou em alerta a comunidade científica internacional, liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil, os primeiros casos surgiram em julho. Segundo o Ministério da Saúde, todas as regiões do país registraram a presença da doença, com uma taxa em 2009 de 14,5 casos para cada 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o órgão, entre os 27.850 casos confirmados da gripe A no Brasil até o momento, 1.632 (5,8%) evoluíram para óbito, com 827 (50,7%) mortes no Sudeste e 642 (39,3%) no Sul do país.

Gostou? Compartilhe