Dados do Ministério da Saúde apontam que na década de 1970 a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida do bebê era praticamente nula. Pesquisa realizada apenas nas capitais, em 1999, revelou que o aleitamento materno exclusivo aos menores de quatro meses era de 35%. Mostrou também que, aos seis meses, menos de 10% dos bebês se nutriam exclusivamente do leite materno. Contudo, a PNDS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde), divulgada no início de julho de 2008, mostrou dados positivos: 43% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida no Brasil, 99% são amamentadas no primeiro dia de vida e 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente o aleitamento materno.
Números mais atuais sobre aleitamento materno devem ser apresentados no final do ano. Para tanto, no dia 9 de agosto, quando ocorre a segunda etapa da vacinação contra paralisia infantil, haverá nova consulta às mães sobre o tema. A pesquisa incluirá não só as capitais, mas também diversos municípios dos estados.
No Hospital São Vicente de Paulo, além do incentivo às mães que acabam de ter os filhos na maternidade, existe o estímulo através da Sala de Coleta de Leite Materno. Localizada próximo à pediatria, a unidade é destinada às mães que estão com filhos internados e todas aquelas que produzem leite excedente.
Matéria completa na edição do Caderno Medicina e Saúde do final de semana (23-24)