Emagrecendo... Naturalmente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dias de sol e calor. Roupas curtas e corpos bonitos. Mas nem para todos é assim. Algumas pessoas vivem em eterna briga com a balança. Dietas milagrosas, ficar dias sem comidas sólidas estão entre as alternativas mais procuradas. Mas existem formas de conseguir emagrecer com ajuda e ao mesmo tempo, com o uso de produtos naturais. Isso é possível com o uso de alguns fitoterápicos aliados a um melhor controle alimentar.

A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. No entanto, no Brasil para que um medicamento seja considerado fitoterápico, ele não deve ter, em sua composição, substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. As matérias-primas dos fitoterápicos são plantas (folhas, caule, flores, raízes ou frutos) com efeitos farmacológicos medicinais, alimentícios, coadjuvantes técnicos ou cosméticos.
Para entender melhor sobre o funcionamento e aplicação dos fitoterápicos nos tratamentos de emagrecimento, o Medicina & Saúde conversou com a farmacêutica Daiane Lunelli Grando.

Medicina & Saúde - Os compostos vegetais para emagrecer são seguros?
Daiane Lunelli Grando -
Os compostos vegetais, conhecidos também como fitoterápicos, devem ser administrados com cautela como qualquer outro. Não é porque são ditos como "produtos naturais" que são 100% seguros. Se tomados de forma indiscriminada poderão causar danos à saúde. Segundo o Centro de Informações Toxicológicas, uma boa parte das notificações sobre intoxicações de medicamentos são de fitoterápicos, muitas vezes levando ao óbito do paciente. Seguros são, quando administrados de forma correta obedecendo às orientações do médico e do farmacêutico.

A matéria bem como a entrevista você confere na edição do caderno Medicina e Saúde desse final de semana (20-21)

Gostou? Compartilhe