Quando o assunto é perder peso, todo mundo sabe que a alimentação está diretamente ligada com a prática de exercício físico. Uma alimentação rica em alimentos gordurosos, como frituras, por exemplo, será favorável ao aumento de peso. De outro lado, um cardápio que inclua muitas frutas e verduras favorecerá a perda de peso, além de fazer a pessoa se sentir melhor e realmente bem alimentada.
Porém, em muitas dietas é preconizado um número máximo de calorias a serem consumidas durante o dia. Mas está enganado quem acha que somente consumindo este número máximo, sem se importar com o tipo de alimento que está comendo, conseguirá ter êxito. Pode até ser que a perda de peso aconteça, mas os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo farão falta.
Isso, porque no lanche da tarde, por exemplo, se o consumo for, por exemplo, limitado em 80 calorias, de nada vai adiantar se em vez de consumir uma fruta, for dada a preferência por um picolé ou barra de chocolate com a mesma quantidade de calorias. Tudo bem fazer a substituição de vez em quando. O perigo está em se limitar à contagem de calorias e esquecer da nutrição.
Porém, existem formas de manter uma alimentação saudável e ainda diminuir as calorias... Saiba quais são elas no caderno Medicina e Saúde de ON deste final de semana (27-28)