Dia Mundial da Água - 22 de março

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A água é essencial para o organismo. Afinal, cerca de 70% dele é formado por este elemento. Mas como não produz água sozinho, o organismo precisa da reposição diária de líquidos para se manter. Alguns estudos indicam que o ser humano não consegue viver mais de três dias consecutivos sem ingerir líquidos. Embora a quantidade ideal de consumo diário de água como alimentação varie, a importância é repor de dois a três litros. Mas isso deve ser de água apenas, sem contar os outros líquidos.

Na infância e na velhice os cuidados devem ser ainda maiores. Por não ter mais controle sobre a sede, os idosos precisam marcar horário para tomar água, evitando assim a desidratação. Com relação às crianças, o importante é lembrar que muitas delas não sabem pedir para beber água, então os pais devem estar atentos e oferecê-la. De outro lado, o consumo consciente deste bem que, embora abundante, pode faltar no futuro é a palavra de ordem.

De acordo com Patrícia Lopes, beber muita água equilibra o organismo, faz com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Apesar da quantidade depender da temperatura do dia, da intensidade da atividade que se realiza, do tipo de trabalho, se exposto ao sol ou não, os especialistas aconselham no mínimo dois litros de água por dia.

A água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento. Para as crianças, a água exerce atividade importante ao crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino.

Gostou? Compartilhe