Acabou-se o tempo em que usar cremes faciais, fazer depilação e ir ao dermatologista era coisa só de mulher. Cada vez mais os homens estão aderindo aos rituais de beleza, que incluem visitas às clínicas de dermatologia, idas regulares às lojas de cosméticos e pesquisas sobre novos produtos.
Se, por um lado, grande parte dos homens descuida da própria saúde, por outro é crescente o número daqueles que entram no grupo que, além dos cuidados com a saúde, incluem o cuidado com a aparência. Com um objetivo que vai além da preocupação em agradar as mulheres, estes homens estão descobrindo o valor de cuidarem deles mesmos, dedicando um certo tempo para os cuidados diários, que podem ser para o uso de cremes para o cabelo ou da aplicação de produtos anti-idade.
A despreocupação dos homens com a saúde é tanta que no ano passado o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde do Homem, que inclui campanhas para que eles procurem o médico regularmente, tal como grande parte das mulheres já está acostumada a fazer.
A matéria completa na edição do Caderno Medicina e Saúde deste final de semana (27-28)