Medicamentos e perda auditiva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um estudo norte-americano que acompanhou 26 mil homens por 18 anos revelou que o uso regular de aspirina, acetaminofen (substância ativa de analgésicos como o Tylenol) e anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, pode aumentar a perda auditiva, especialmente em homens com menos de 60 anos.

Entre os autores do estudo, está Sharon Curhan, do Brigham and Women´s Hospital. O trabalho foi divulgado na edição de março do American Journal of Medicine e foi realizado por pesquisadores das universidades de Harvard e Vanderbilt, do Brigham and Women´s Hospital e da Massachusetts Eye and Ear Infirmary, em Boston.

A perda auditiva por causa do uso regular de medicamentos pode ser explicado, segundo especialistas, porque alguns remédios possuem substâncias tóxicas às células do ouvido, podendo afetar a transmissão dos sons até o cérebro.

Esse problema é chamado de ototoxicose, lesão do aparelho auditivo provocada por alguma substância tóxica. Nesse caso, por medicamentos consumidos de forma regular que alteram o ouvido interno (labirinto). Essas drogas podem afetar o sistema coclear ou o sistema vestibular ou até mesmo ambos, alterando duas funções importantes do organismo - a audição e o equilíbrio.

Fonte: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, surdo.org.br, American Journal of Medicine/Divulgação: Graffo Agência de Notícias Infográficas

Gostou? Compartilhe