Número de pacientes de hemodiálise dobrou

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em recente censo, a Sociedade Brasileira de Nefrologia constatou que o número de pacientes com diabetes e hipertensão que fazem hemodiálise dobrou nos últimos dez anos. Em 1999, 17% dos pacientes que faziam o tratamento eram hipertensos. Em 2009, essa proporção subiu para 35%.

Os dados refletem o aumento no número de pacientes com doenças crônicas, mas também o maior acesso ao diagnóstico, que tem levado à detecção precoce do problema. Segundo a pesquisa, ao todo, o país tem mais de 626 estabelecimentos voltados somente para tratar o problema. Em 2000, esse número era de 524.

Apesar de cansativa, a hemodiálise é procedimento no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz o trabalho do rim. Durante sua execução, são liberados do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de líquidos e sal.
No Brasil, são gastos atualmente R$ 2 bilhões em tratamentos para doenças renais crônicas. Cerca de 40% desses pacientes que estão em diálise esperam por um transplante de rim.

Fonte: Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes; Sociedade Brasileira de Nefrologia / Divulgação: Graffo Notícias Infográficas

Gostou? Compartilhe