Vacinação contra gripe A acaba hoje

Ministério da Saúde confirmou o encerramento da campanha. Na faixa de dois a cinco anos, somente 7,3% das doses foram aplicadas. Entre adultos de 30 a 39 anos, cobertura está em 68,69%

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

O Ministério da Saúde confirmou que hoje encerra o prazo para vacinação contra a gripe A. Em Passo Fundo, vacinação continua hoje para os dois últimos grupos que não atingiram a meta se vacinarem: crianças de dois a cinco anos e adultos de 30 a 39 anos. Gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar uma das 31 unidades da cidade.
Embora a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo tenha sido atingida em quase todos os grupos, ainda está baixa na faixa etária de dois a menores de cinco anos, com apenas 567 crianças vacinadas do total de 7.788 esperadas. "A procura foi muito baixa, apenas 7,3% das crianças foram imunizadas", relatou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill.

Entre os adultos de 30 a 39 anos, a cobertura está em 68,69% - 19 mil imunizados em um público estimado de 27 mil. Segundo o balanço semanal de imunização, publicado no site do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, 27.654 pessoas entre 20 e 29 anos receberam a vacina. Nesses três grupos, somente este último grupo atingiu a meta mínima de 80%, totalizando 81,09% do número previsto.

Comitê discute quantidade de vacina
Reunido mais uma vez esta semana para analisar a prevenção à gripe A, o comitê municipal manifestou preocupação com a pouca quantidade de vacinas existentes no município. Apesar de o secretário de Saúde, Alberi Grando, acreditar que um novo lote possa chegar na próxima semana, o ministério já anunciou que a campanha termina hoje em todo o país.

Mesmo sem atingir as metas previstas de vacinação, o secretário alertou que não existem motivos para preocupação. "No momento não existe pessoas internadas nos hospitais da cidade com suspeita da gripe A", disse Grando. Além disso, há estoque do medicamento Tamiflu disponível, tanto nos hospitais quando na rede pública para qualquer emergência, completou o secretário.

Mais informações na Secretaria de Saúde por meio do telefone 3316 1000.

Gostou? Compartilhe