De onde vem o mau hálito

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mau hálito é um dos grandes problemas de pacientes que procuram consultórios odontológicos. E o problema pode ter várias causas, como má escovação ou problemas estomacais. Mas o que poucos sabem é que um problema chamado de cáseo amigdaliano também poder ser responsável pelo odor desagradável.

O problema se apresenta como uma massa viscosa amarelada de odor extremamente desagradável podendo ser expelido durante a fala, tosse ou espirros. Seu nome deriva do latim "caseum", que significa queijo, devido a sua semelhança com uma pequena "bolinha de queijo".

Os cáseos amigdalianos afetam uma significativa porcentagem da população. As cirurgias, conservadoras ou não, têm sido as únicas alternativas viáveis de tratamento. Entretanto, ainda hoje não há um método econômico e não-invasivo de tratamento que apresente resultados satisfatórios.

O cáseo amigdaliano pode ser formado pelo acúmulo de alimentos e de células mortas nas amígdalas. Formam-se também quando há redução no fluxo salivar ou maior descamação de células da parte interna da boca. Segundo especialistas, acontece mais em crianças e é comumente confundido, pelos pais, com placas de pus.

Fonte: ABC da Saúde, Revista Brasileira de Otorrinolaringologia/ Divulgação: Graffo Notícias Infográficas

Gostou? Compartilhe