Sábado é dia de tomar gotinhas

Vacinação contra a paralisia infantil acontece simultaneamente em todo o país

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Das 8h às 17h deste sábado, 12 de junho, crianças de zero a cinco anos devem tomar a dose da vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Esta é a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Realizada todos os anos, a campanha prevê uma segunda etapa, marcada para o mês de agosto.

Em Passo Fundo, a rede municipal de saúde deverá estar toda mobilizada para a realização da campanha. De acordo com informações da assessoria de comunicação, as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, conforme anunciou o secretário de Saúde, Alberi Grando.

A meta é vacinar 12.908 crianças no município, que também poderão receber vacina contra a gripe A (H1N1), caso o município receba mais doses, conforme prevê o Ministério da Saúde, que anunciou reforço da vacina contra a gripe juntamente à campanha da poliomielite. Porém, o próprio ministério ainda não confirmou o envio de novas doses da vacina contra a gripe A. Entretanto, essa ação somente será realizada nos postos fixos de vacinação.

As equipes que estiverem trabalhando neste sábado durante a campanha nacional também poderão atualizar o cartão de vacinas, imunizando as crianças contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus, por isso é importante que os pais levem seus filhos para vacinar e não esquecem do cartão de vacinação.

Campanha nacional
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Zé Gotinha, personagem da campanha, veste a camisa da seleção brasileira, aproveitando o clima de Copa do Mundo. O slogan é Vacinou, é gol, lembrando a importância do país continuar livre da poliomielite. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso, mas ainda existe o risco de a doença vir de um país estrangeiro.
Serão disponibilizadas cerca 24 milhões de doses para esta primeira fase e mais 24 milhões para a segunda, em agosto. Serão mobilizados 350 mil profissionais e 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A meta é imunizar, na primeira etapa, 95% das crianças menores de cinco anos, ou 14,6 milhões.

Gostou? Compartilhe