Texto e foto: Glenda Mendes/ON
Centenas de pais cumpriram um importante compromisso nesse sábado (12), levando seus filhos menores de cinco anos para tomar a vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. O dia de sol colaborou para que fosse grande a movimentação em busca dos postos de vacinação. No Pronto Atendimento 24 Horas, por exemplo, a movimento foi constante tanto durante a manhã quanto à tarde.
Além da dose da vacina contra a poliomielite, nos postos fixos de vacinação foi possível completar o calendário vacinal das crianças que porventura estivessem com alguma dose em atraso. Essa foi a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que terá a segunda edição em 14 de agosto.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, os dados preliminares, computados até as 11h da manhã de domingo (13) no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações mostram que o Rio Grande do Sul vacinou pelo menos 512.446 crianças de zero a cinco anos. Esse número corresponde a 72,75% da população na faixa etária atingida pela campanha. Os números oficiais devem ser divulgados nos próximos dias.
No Estado, a campanha mobilizou mais de 2 mil postos fixos de vacinação, 3.096 postos volantes, 13.337 pessoas e 1.492 veículos. A meta de vacinação era de 704 mil crianças no Estado. No balanço parcial do país, o Ministério da Saúde estima que pelo menos 6,5 milhões de crianças tenham tomado a vacina na primeira etapa a campanha. Para essa etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina.