Sábado foi dia de imunizar as crianças contra a poliomielite

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 9,4 milhões de crianças de até 5 anos de idade de todo o Brasil foram vacinadas na primeira etapa da campanha contra a poliomielite ocorrida no último sábado (12) – o equivalente a 60,4% da meta.

Os estados e municípios que não alcançaram a cobertura mínima no sábado podem continuar a vacinar.

O Rio Grande do Sul imunizou mais de 500 mil.  Dados preliminares do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunizações (SI/PNI), consultado às 15h30min desta segunda, indicam que 566.943 crianças tomaram a dose. Isso representa 80,48% a população dessa faixa etária (704.415). O percentual deve aumentar, já que muitos municípios ainda não atualizaram seus dados junto ao sistema. A meta é alcançar os 95% de cobertura. A segunda etapa da campanha está prevista para o dia 14 de agosto.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Apesar de não-fatal na maioria dos casos, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

O Brasil está livre do vírus causador da pólio há 21 anos. As campanhas de vacinação têm o objetivo de prevenir a reintrodução da doença em nosso meio. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 26 países do mundo, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria, ainda registram casos de pólio.

Gostou? Compartilhe