Pesquisadores alemães detectaram que problemas de ereção podem trazer consigo agravantes como ataque cardíaco, de acidente vascular cerebral e de insuficiência cardíaca. Segundo os cientistas da Universidade de Saarland, na Alemanha, que publicaram seus estudos no periódico "Circulation", há semelhança entre os quadros de pessoas que sofreram infarto e aqueles que apresentam disfunção erétil, uma vez que ambos têm problemas nos vasos.
Segundo o estudo, a disfunção erétil é um marcador de doença cardiovascular. Esses dados foram obtidos através de um trabalho realizado com 1.519 homens, em 13 países, ao longo de cinco anos. Foi constatado que aqueles que apresentavam patologia cardiovascular e disfunção erétil correram riscos duas vezes maiores de óbito, além de ter quase o dobro do risco de morrer por doenças cardiovasculares.
Segundo os pesquisadores, a disfunção erétil é algo que deve ser investigado em todos os casos, pois pode ser um sintoma precoce de aterosclerose, uma formação de placas de gordura que leva ao entupimento das artérias.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia, revista “Circulation”/Divulgação: Graffo Notícias Infográficas