Quando alguém fala em dieta, a primeira coisa que vêm à cabeça da maioria das pessoas é a associação com emagrecer. Entretanto, mesmo que o principal objetivo seja a perda de peso, será com a mudança de hábitos que o processo de emagrecimento acontecerá de forma saudável e eficaz.
“A pessoa que estabelece na sua vida uma dieta para emagrecer, no meu modesto entendimento, está perdendo seu tempo. Quando nos conscientizamos da necessidade de emagrecer devemos mudar os nossos hábitos. Essa é a essência de uma verdadeira dieta capaz de produzir resultados satisfatórios e duradouros”, salienta a nutricionista Ana Maria Bueno. De acordo com ela, pensar apenas em emagrecer sem a mudança dos hábitos do dia-a-dia é, no mínimo, perda de tempo.
Dessa forma, conforme Ana Maria, a melhor dieta é aquela que é realizada através da mudança de hábitos. “O segredo é a firme determinação de mudar os hábitos e seguir a dieta corretamente. Fazer um cardápio certo durante a semana e desrespeitar esses princípios no final de semana pouco adianta. É mais fácil tratar o magro do que o obeso. O processo de emagrecimento é mais demorado. Por isso a pessoa que se proponha a perder peso tem que ter muita paciência e perseverança na sua decisão”, destaca a nutricionista.
Ana Maria lembra que antes de começar uma dieta é fundamental que a pessoa interessada estude e se informe sobre as opções. “Iniciar uma mudança é o mesmo que tomar uma decisão de parar de fumar. Não se pode deixar apenas na promessa. Amanhã eu começo, domingo darei início, assim por diante. Não é esse procedimento correto, se eu estou consciente da necessidade de emagrecer ou de deixar de fumar, a minha decisão deve ser imediata e continuada. Não é da boca para fora que se constrói nosso futuro. Iniciar uma dieta, desistir e depois recomeçar de novo e novamente desistir, cria uma sensação de impotência e incapacidade de perseverança. A decisão de estabelecer um comportamento sério e bem feito deve se consolidar aos poucos, para que a idéia tenha consistência e firmeza consigo mesma”, ressalta.
Segundo a nutricionista, a pessoa deve ser um tanto radical, para não escorregar na sua decisão. “Temos que ter em mente que cada indivíduo tem um jeito e uma característica de fazer as suas tentativas. Se, porventura, você sair da dieta por um descuido, volte ao processo no minuto seguinte, porque isso é assim mesmo, as coisas vão acontecendo aos poucos e você vai aprender a se controlar. Se um dia você comer uma barra inteira de chocolate, praticando seu auto controle, você deverá aprender a comer, num momento seguinte, um pedacinho só do chocolate. Deslizes e escorregadas acontecem, o que não se pode de jeito nenhum é colocar tudo a perder. É uma questão de consciência de cada um. Se por qualquer motivo você sair da dieta, retorne imediatamente a ela. Não é fácil estabelecer e por em prática uma mudança. O sacrifício faz parte do nosso dia-a-dia, avalia.
Colaborou
Ana Maria Bueno, nutricionista / personal nutri, economista doméstica, pós-graduada em Serviços de Alimentação e Hotelaria