Equipamento pode reduzir ronco

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um aparelho intraoral de avanço mandibular progressivo, batizado de No snore, pode ser a solução para aqueles que sofrem de apneia obstrutiva do sono (parada respiratória por obstrução ou impedimento da passagem de ar) e acabam roncando muito à noite e sofrendo com sonolência diurna.

Desenvolvido pela ortodontista Cynthia Valéria Silva Gomes Ribeiro, o equipamento mostrou-se bastante eficaz, principalmente, na diminuição da sonolência diurna excessiva, distúrbio que atinge 5% da população em geral. De dez pacientes com episódios excessivos de sono durante o dia e que utilizaram o aparelho intraoral durante três meses consecutivos, oito afirmaram que os sintomas desapareceram por completo e dois tiveram a sonolência diurna diminuída.

A comprovação deu-se por meio de testes de vigílias realizados em clínica. O uso do aparelho resultou ainda na melhora dos eventos respiratórios, como ronco e número de despertares noturnos dos portadores da apneia.

A autora da pesquisa defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, com avaliações feitas a partir do uso do aparelho em pacientes com baixa qualidade de vida, pois a sonolência excessiva durante o dia, em meio às atividades rotineiras, é um grande transtorno para o indivíduo. Pode levar a problemas com memória e aprendizado, além de causar sensação de cansaço, alterações no humor, falta de concentração e bocejos frequentes.

Fonte: Instituto do Sono, Unicamp, Ufal / Divulgação: Graffo Notícias Infográficas

Gostou? Compartilhe