Saiba o que é a doença falciforme

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O tratamento para a doença falciforme está completando cem anos. Mas você sabe o que é e como identificá-la? Para responder a essa pergunta, o Ministério da Saúde está desenvolvendo a campanha A busca pela doença falciforme. A sua pode começar agora.

A doença
A anemia falciforme é uma das doenças hereditárias - que passa dos pais para os filhos - mais comuns no Brasil. A doença distribui-se heterogeneamente no Brasil, sendo mais frequente nos lugares em que a proporção de antepassados negros da população é maior.
Além da anemia crônica, as diferentes formas de doenças falciformes caracterizam-se por numerosas complicações que podem afetar quase todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Quando descoberta precocemente e tratada adequadamente com os meios disponíveis e com a participação da família, os números de mortes são reduzidos expressivamente.

Sintomas
Os sintomas das pessoas que apresentam a doença falciforme podem se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Entre os sintomas encontrados: pessoas que ficam pálidas e com o "branco dos olhos" amarelado. Outras têm crises de dor - é o sintoma mais frequente da doença falciforme causado pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos. A dor é mais frequente nos ossos e nas articulações, podendo porém atingir qualquer parte do corpo. Essas crises têm duração variável e podem ocorrer várias vezes ao ano. Geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período pré-menstrual, problemas emocionais, gravidez ou desidratação.
Nas crianças pequenas, as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e pés causando inchaço, dor e vermelhidão no local. As crianças podem ter mais pneumonias e meningites. Por isso, elas devem receber vacinas especiais para prevenir essas complicações. Ao primeiro sinal de febre procure o hospital.
Úlcera de perna ocorre mais frequentemente próximo aos tornozelos a partir da adolescência. As úlceras podem levar anos para a cicatrização completa, se não forem bem cuidadas no início do seu aparecimento. Para prevenir o aparecimento das úlceras, os pacientes devem andar com meias grossas e sapatos.

Comportamento
Os doentes devem ter uma vida saudável, evitando excessos. Devem também alimentar-se com legumes, verduras, frutas e carnes e ingerir bastante líquido. É importante agasalhar-se durante o período do frio, usar roupas leves durante o verão e usar sempre sapatos e meias para evitar machucados nas pernas. Se apresentar crises leves de dor, sem febre, deve aumentar a ingestão de líquidos e usar remédios para dor. Se houver febre ou crises que não melhoram, procurar o hospital.
As crianças não devem agir de maneira diferenciada das demais. Devem ser estimuladas para o estudo. Em relação às atividades de educação física, elas só poderão ser liberadas após avaliação do seu médico.

Gostou? Compartilhe