Curativos podem evitar infecções

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem convive diariamente com crianças sabe o quanto é importante fazer um curativo bem feito. Isso porque criança vive caindo, ralando o joelho, batendo a boca em algum lugar e evitar machucados e feridas é praticamente impossível nos primeiros anos de vida. É até normal e faz parte da infância, principalmente na fase em que começam a engatinhar ou a andar. Mas isso não se restringe aos pequenos. Os adultos também passam por essas situações no dia a dia.
O importante nesses casos é tratar o machucado, lavando bem o local com água e sabão. Além disso, saber fazer um curativo de forma correta ajuda a manter o local atingido confortável, evita novas lesões e diminui as chances de foco de infecção.

Água e sabão são itens importantes em casos como cortes e escoriações. Vale considerar a dica de nunca passar açúcar, sal, nenhum tipo de pó, maizena ou outras coisas inadequadas no machucado. O ideal é só lavar bem e, se preciso, levar ao médico.

Em caso de queimaduras, por exemplo, o primeiro passo deve ser resfriar o local do ferimento, com água corrente, e procurar um médico, especialmente em casos mais graves.

Quando o curativo já tiver sido feito, é preciso trocá-lo com regularidade, sempre que estiver úmido, molhado ou com sangue. Deve-se lavar bem a ferida a cada troca de curativo.

De outro lado, prestar assistência imediata à criança é igualmente importante, pois assim ela vai aprendendo que a ajuda chega rápido, e assim reproduzirá durante a vida, quando precisar ajudar alguém. Além disso, ela entenderá o quanto a confiança nos pais e cuidadores é importante.

O importante é tratar o machucado, lavando bem o local com água e sabão. Além disso, saber fazer um curativo de forma correta ajuda a manter o local atingido confortável, evita novas lesões e diminui as chances de foco de infecção

Quando o curativo já tiver sido feito, é preciso trocá-lo com regularidade, sempre que estiver úmido, molhado ou com sangue. Deve-se lavar bem a ferida a cada troca de curativo

Gostou? Compartilhe