Inverno não deve ser de exageros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Suco de laranja ou chocolate quente? Maçã ou bolo de fubá? Certamente, no inverno, as respostas mais atrativas são o chocolate quente e o bolo de fubá. Isso porque existe uma tendência natural do organismo em desejar os alimentos mais calóricos durante os períodos de temperatura baixa. Mas nem por isso a alimentação equilibrada deve ser deixada de lado. Pelo contrário, alimentar-se sempre com regularidade e sem exageros é a dica em todas as épocas do ano.
"É normal as pessoas sentirem mais fome durante os períodos de baixas temperaturas. Esse fato naturalmente faz com que as pessoas sintam mais fome e esqueçam de controlar o valor calórico e nutricional dos alimentos ingeridos", alerta a nutricionista Ana Maria Bueno. De acordo com ela, outro fato que contribui para isso é a falta de vontade em praticar exercícios físicos, em virtude do frio intenso. "Essa situação induz a pessoa à gula e ao sedentarismo", salienta a profissional.

Segundo ela, é fundamental e "imperioso cuidar da qualidade de vida e do bem-estar físico. Há de se ter cuidados maiores durante o inverno, alimentando-se bem e evitando o aumento de peso", ressalta. Outra questão importante ligada à alimentação durante o inverno é que a escolha correta dos alimentos durante as baixas temperaturas constitui a base do sistema imunológico. "A ingestão regular de alimentos que contenham vitaminas, minerais, proteínas, fibras ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir resfriados, gripes e aquelas infecções comuns durante o período de inverno", destaca Ana Maria.

Líquidos também são muito importantes durante o inverno. "Embora possa parecer estranho, deve-se ingerir bastante líquido, mesmo que a pessoa sue menos nesses períodos. Água de coco, sucos de frutas naturais e orgânicas, além de chás, são recomendados também nas épocas frias. O chá quente à noite é muito importante. Sabe-se que os chás de ervas, além de serem benéficos à saúde, são isentos de calorias, ao contrário do capuccino e do chocolate quente", alerta.

Cuidado com o álcool

"Enganam-se aqueles que pensam que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, durante o inverno é salutar. O consumo exagerado dessas bebidas aumenta o peso e acelera a desidratação", explica a nutricionista. De outro lado, o consumo de sopas saudáveis nas noites frias de inverno, sem carnes gordurosas, e à base de vegetais é uma recomendação. "O consumo de doces deve restringir-se mais ao consumo de barrinhas de cereais, chocolate amargo e frutas secas. Assim, obedecendo a esses cuidados estaremos prevenindo também a incidência de problemas cardiológicos", enfatiza Ana Maria.

Colaborou
Ana Maria Bueno, nutricionista, personal nutri, economista doméstica, pós-graduada em Serviços de Alimentação e Hotelaria
www.nutrianamaria.com.br

Gostou? Compartilhe