O HPV (papilomavírus humano), vírus sexualmente transmissível e, de acordo com estudos, ligado a câncer no ânus, pênis ou colo do útero, tem sido cada vez mais ligado a tumores na boca.
Segundo dados do Centro Nacional de Estatísticas da Saúde dos Estados Unidos, em 2005, 55% dos garotos e 54% das garotas, entre 15 e 19 anos, já tinha experimentado o sexo oral. O cenário mostra-se bastante diferente do das décadas de 1940 e 1950, quando apenas 10% dos homens e 19% das mulheres haviam experimentado essa modalidade.
A pesquisa aponta que os casos de câncer na base da língua, amídala e também em partes do pescoço surgiram devido a lesões causadas pelo HPV.
O trabalho, realizado com mais de 10 mil voluntários, mostra que os indivíduos que haviam feito sexo oral com quatro ou mais pessoas tinham uma chance maior de desenvolver a doença.
Um estudo realizado na Suécia por 40 anos e divulgado em um artigo de opinião publicado no British Medical Journal procurou pelo HPV em biópsias de tumores retirados da orofaringe. No ano de 1970, o vírus foi localizado em 23% dos tumores. Já em 2006 e 2007, o valor chegou a 93%.
Fontes: British Medical Journal, Centro Nacional de Estatísticas da Saúde dos EUA / Divulgação: Graffo Notícias Infográficas