A grande maioria da população já deve ter sofrido com este problema algum dia na vida. Especialmente nas mulheres, o intestino não costuma ser muito fiel. "O hábito intestinal é bastante variável entre as pessoas, depende de vários fatores e dificulta a definição do que poderia ser considerado normal", explica a farmacêutica Daiane Grando. De acordo com ela, o número e a frequência das evacuações depende de vários fatores, "como a dieta, a ingestão de líquidos e as características específicas dos indivíduos. De qualquer forma, considera-se normal a ocorrência de duas evacuações por dia, embora essa não seja uma regra fixa", salienta.
Entretanto, algumas pessoas demoram dias entre uma evacuação e outra, o que pode ser considerado constipação, ou intestino preso, como popularmente pode ser chamada. A estimativa é que o problema atinge entre 2% e 28% da população. "A prisão de ventre ou intestino preso, termos populares para a constipação e obstipação, são definidos quando a pessoa evacua menos de três vezes por semana. Na prisão de ventre as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar", comenta a farmacêutica. Segundo ela, algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar, e "frequentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio", observa.
Como combater o problema
A boa notícia é que existem algumas formas mais naturais de combater o problema sem a necessidade de medicamentos industrializados. E isso pode ser feito com o uso de fitoterápicos. Daiane listou alguns que costumam ser os mais eficazes. Confira.
* Agar-agar: é um derivado das algas marinhas. Possui em sua composição sais minerais (potássio, ferro, fósforo), fibras e pequena quantidade de proteínas. É utilizado em casos de prisão de ventre.
* Alcachofra: é muito utilizado em regimes de emagrecimento. Reduz a taxa de colesterol e é diurético. Por ser constituído de mucilagens, auxilia no bom funcionamento do intestino.
* Cáscara sagrada: age em casos de constipações, restabelecendo o tônus natural do cólon. Regula os movimentos do intestino.
* Chlorella: é uma alga muito utilizada em pratos tipicamente japoneses. Age normalizando a função intestinal.
* Fucus: é utilizada no tratamento da obesidade relacionada ao hipotireoidismo, devido ao seu significativo teor de iodo, essencial à síntese de hormônio pela tiroide. A presença de fibras mucilaginosas estimula o funcionamento intestinal. Tem também moderada ação diurética.
* Glucomannan: é considerada uma fibra alimentar que auxilia na regulação do intestino. É um auxiliar no tratamento da obesidade, pois inibe o apetite.
* Psyllium: normaliza o tempo do trânsito intestinal. É indicado em casos de constipação por possuir grande quantidade de fibras e auxilia também na redução do colesterol ruim.
* Sene: é o mais famoso entre os fármacos para constipação. O efeito se dá algumas horas após a administração. Age estimulando a mobilidade e regulando o intestino.
As causas mais comuns da prisão de ventre
* Falta de fibras alimentares suficientes na dieta
* Falta de atividade física, especialmente em idosos
* Medicações
* Síndrome do intestino irritável
* Leite
* Mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem
* Abuso de laxantes
* Ignorar as vontades de evacuar
* Desidratação
* Doenças e condições específicas como derrame
* Problemas no cólon e reto
* Problemas na função intestinal (constipação crônica idiopática)
Colaborou
Daiane Grando, farmacêutica