Um estudo publicado na revista norte-americana Pediatrics revela que a fase da puberdade, normalmente iniciada a partir dos 11 anos, está chegando cada vez mais cedo. Os pesquisadores analisaram 1.239 crianças com idades entre seis e oito anos em três hospitais de Ohio.
A conclusão foi simples e direta. A fase puberdade está começando mais cedo entre as crianças norte-americanas, especificamente entre os sete e oito anos, devido ao aumento de peso e à exposição a compostos químicos, o que atrapalha o equilíbrio hormonal do corpo.
O estudo, financiado pelo governo, revelou que aos sete anos, 10,4% das meninas brancas, 23,4% das negras e 14,9% das hispânicas já apresentavam sinais de puberdade. Nas crianças de oito anos, os índices são ainda maiores. Cerca de 18% das brancas, 42,9% das negras e 30,9% das hispânicas já tinham traços de desenvolvimento corporal.
Entre os sinais de puberdade, o mais comum foi o desenvolvimento precoce dos seios, provavelmente ligado ao excesso de peso das crianças. A menstruação, entretanto, continua surgindo em média, pela primeira vez, nas meninas com 13 anos ou mais.
O estudo revelou que aos sete anos algumas meninas já apresentavam sinais de puberdade, sendo:
* 10,4% das meninas brancas
* 23,4% das meninas negras
* 14,9% das meninas hispânicas