?? preciso parar de fumar!

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Tabagismo é o hábito de usar o tabaco ou fumo obtido a partir das folhas secas da planta que tem o mesmo nome. O consumo ocorre pela inalação da fumaça do cigarro, charuto, cachimbo e cigarrilha ou quando se masca o fumo. Durante o consumo são introduzidas no organismo cerca de 50 substâncias reconhecidamente cancerígenas. Além disso, o tabagismo passivo, ou seja, a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes que convivem com fumantes é a terceira maior causa evitável de morte no planeta. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo.

Existe uma maneira segura de fumar cigarros?
Não. Todos os cigarros são prejudiciais ao corpo humano. Qualquer tipo de tabaco é perigoso. Algumas pessoas acreditam fumando menos podem ter um menor risco, mas pesquisas mostram que mesmo o hábito de fumar de um a quatro cigarros por dia pode levar a problemas graves de saúde, incluindo um aumento do risco de doença cardíaca e maior chance de morrer numa idade mais jovem. Outra ideia errada é acreditar que a mudança para cigarros com baixo teor de alcatrão e nicotina é mais seguro, mas isso não é verdade. A partir dessa mudança, muitas vezes as pessoas fumam mais cigarros ou mais de cada cigarro para obter a mesma dose de nicotina.

O tabagismo é responsável por:
* 25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;
* 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos;
* 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
* 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
* 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
* 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);
* 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

O tabagismo ainda pode causar:
* impotência sexual no homem;
* nas mulheres grávidas ocorre maior chance de abortamento e parto prematuro;
* envelhecimento precoce;
* aneurismas arteriais, acidente vascular cerebral;
* catarata;
* úlcera do aparelho digestivo;
* infecções respiratórias;
* trombose vascular;
* osteoporose

Importante
Não interessa a sua idade ou o quanto você fumou, abandonar o tabagismo vai ajudá-lo a viver mais tempo. Estima-se que o cigarro cause uma morte prematura em 50% dos fumantes.

* Pessoas que param antes dos 35 anos evitam 90% dos riscos à saúde atribuíveis ao tabaco;
* Pessoas que param de fumar antes dos 50 anos diminuem pela metade o risco de morrer nos próximos 15 anos em comparação com os fumantes;
* Fumar não custa pouco. Você já pensou nisso? Multiplique o valor que você gasta por dia por 365 (dias por ano). Agora multiplique pelo número de anos que você fuma. A quantia certamente vai surpreender você! Imagine o que você poderia fazer com o dinheiro economizado nos próximos 10 anos se parar de fumar hoje?

Pontos úteis para parar de fumar

• A maioria das pessoas que conseguiu deixar de fumar não conseguiu na primeira tentativa. Se você voltou a fumar não veja isso como uma derrota definitiva e tente de novo!
• Para ter mais sucesso na tentativa, procure ler o que estiver ao seu alcance sobre tabagismo e saúde e procure orientação médica.
• Não tente parar progressivamente. Pare de uma só vez.
• Marque um dia que lhe seja conveniente. Avise sua esposa, familiares, seus amigos, companheiros de trabalho que a partir daquele dia você não mais fumará. Isto cria um ambiente solidário que lhe vai ser útil.
• O auxílio psicológico e/ou médico (com uso de medicações) pode triplicar suas chances de sucesso

Colaboraram
Rodrigo Ughini Villarroel, oncologista
Luis Alberto Schlittler, oncologista
Nicolas Lazaretti, oncologista
Moema Santos, hematologista
Profissionais do Centro Integrado de Terapia Onco-Hematológica (Cito)

Gostou? Compartilhe