Doença celíaca, a intolerância do organismo ao glúten

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alergia ao que contém glúten é o que comumente se entende por doença celíaca. E, na verdade, a informação é, em parte, correta, porque sim, as pessoas com doença celíaca não podem ingerir alimentos que contém glúten. O grande problema é que ele é encontrado em diversos alimentos utilizados no dia a dia, como o pão. Isso, porque o glúten está, por exemplo, no trigo, do qual é feita a farinha para o pão. Mas as restrições alimentares para os portadores dessa doença não ficam por aí. São inúmeros os alimentos que contém a proteína. Daí, a grande preocupação da população em ter a doença.

"A gênese da doença celíaca é genética. Ela inibe e compromete absorção de nutrientes indispensáveis ao organismo, tais como sais minerais e vitaminas, provocando graves distúrbios como a osteoporose e o câncer", explica a nutricionista Ana Maria Bueno. De acordo com ela, até o momento não existe um tratamento comprovadamente eficaz para cura. "A dieta é o caminho imperativo para o portador deste mal. O paciente da doença celíaca não pode, sob hipótese alguma, ingerir glúten, que é uma proteína encontrada na aveia, no trigo, no centeio, na cevada e no malte", alerta a nutricionista.

A restrição alimentar é um dos principais problemas com o qual sofre o celíaco, pois são muitos os alimentos preparados com os "grãos proibidos". Conforme Ana Maria, o glúten está contido em todos "os alimentos e produtos preparados com esses cereais: pão, bolos, pizzas, biscoitos e massas. A fração tóxica do glúten é denominada de gliadina (proteína do trigo)", comenta.

Assim, o celíaco está proibido de comer alimentos com glúten, "porque o seu consumo causa danos graves ao intestino delgado, levando ao desenvolvimento de osteoporose, anemia, diarreia, depressão, dentre outras doenças oportunistas", destaca a nutricionista.

Medicina & Saúde - O que é a intolerância ao glúten?
Ana Maria Bueno -
Algumas pessoas nascem com a tendência genética que faz com que o organismo não reconheça o glúten como alimento, provocando uma intolerância permanente, conhecida como doença celíaca.

M&S - Quais os sintomas mais comuns?
AMB -
Eles podem variar de pessoa a pessoa. O quadro clínico mais comum é caracterizado por diarreia crônica, acompanhada por distensão abdominal, desidratação, vômitos, anemias, anorexia, irritabilidade, constipação, parada no crescimento, fadiga, baixa estatura, hipoplasia dentária, dermatite herpetiforme e também outros sinais que pode ocorrer em adultos como: artrite, perda de massa óssea, depressão, cansaço, infertilidade, dores articulares, convulsões e entorpecimento nas mãos e nos pés.

M&S - Como se faz o diagnóstico da doença celíaca?
AMB -
Faz-se através de biópsia do intestino delgado. Este exame precede a dieta. Pode ser diagnosticada também por cápsula ou endoscopia digestiva alta. Qualquer um dos casos é importante o envolvimento de profissionais habilitados com diagnóstico da doença celíaca, tanto para a obtenção dos fragmentos intestinais como para sua avaliação.

M&S - Qual o tratamento para a doença celíaca?
AMB -
O tratamento principal é uma dieta absolutamente isenta de glúten. Com o controle da alimentação e a exclusão dessa proteína, os sintomas desaparecem quase sempre em curto intervalo de tempo.

M&S - Quais os alimentos permitidos para o celíaco?
AMB -
Dentre os cereais, arroz e milho; frutas: todas, ao natural e em sucos; gorduras: óleos, azeites, margarina, manteiga; laticínios: leite, queijos e derivados; hortaliças: folhosos, legumes, tubérculos; leguminosas: feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico; carnes e ovos: aves, bovinos, suínos, caprinos e peixes.

M&S - Quais os alimentos proibidos para os celíacos?
AMB -
Os alimentos proibidos são: leite com sabor, bebidas achocolatadas e comerciais, quibe, salsicha, almôndegas, croquete de carnes enlatadas, trigo, aveia, centeio, cevada, germe de trigo, flocos de cereais, pão, bolos e biscoitos preparados com farinha de trigo, produtos dietéticos e comerciais em geral, sopas enlatadas ou pacotes de sopas prontas que contenham massas, misturas com malte, cerveja e uísque, vodca e destilados a partir de grãos e temperos industrializados.

M&S - Existe cura para a doença celíaca?
AMB -
Não. Mesmo fazendo a dieta o paciente deve ficar atento. A dieta deve seguir a pessoa até o fim da vida. Se voltar a ingerir glúten novamente, os sintomas voltarão e poderão levar o portador a quadros complicados de desnutrição e a problemas ósseos. Está comprovado que o portador dessa doença tem maior tendência a desenvolver câncer de intestino e ter problemas de infertilidade.

Colaborou
Ana Maria Bueno, nutricionista, personal nutri, economista doméstica, pós-graduada em Serviços de Alimentação e Hotelaria, concluindo pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento UGF

Gostou? Compartilhe