Quatro em cada cinco pessoas tiveram, têm ou terão dores nas costas algum dia, segundo dados da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Para a maior parte das pessoas, a chamada lombalgia passa sem a necessidade de tratamentos complexos. Mas o sintoma pode revelar problemas mais graves, como uma hérnia de disco. Por isso, é importante procurar um médico.
De acordo com estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública, ligada à Fiocruz, e divulgado em maio deste ano, a dor nas costas é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, seria também a menos tratada. O problema afeta 36% da população, e 68% dos atingidos buscam tratamento.
A coluna é a segunda maior fonte de dor no mundo, atrás somente da cabeça. A Organização Mundial da Saúde estima que 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas na vida. Entre as principais causas estão tumores, cistos, lesões nos nervos, nas vértebras e nos discos e, principalmente, má postura, fraqueza dos músculos da região, tabagismo e obesidade.
Fonte: Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, OMS /Divulgação: Graffo Notícias