Uso indiscriminado de agrotóxicos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados no Brasil. Muitos não são autorizados para o uso em determinados alimentos, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O país se transformou no principal destino de agrotóxicos proibidos em outros países.

A Agência está realizando uma reavaliação toxicológica de várias amostras de alimentos, em muitas delas detectou quantidades de ingredientes ativos acima do recomendado, principalmente de acefato, metamidofós e endossulfan. Este último é considerado altamente tóxico e foi proibido em 60 países. Dados da Secretaria de Comércio Exterior mostram que o Brasil importou 1,84 milhões de quilos de endossulfam em 2008. No ano passado, o número saltou para 2,37 milhões de quilos. Felizmente, o Ministério Público Federal vai ingressar com uma ação civil pública para proibir o uso do agrotóxico endossulfam no Brasil.

Os alimentos que encontraram maiores quantidades de agrotóxicos foram o pimentão, o pepino, a uva e o morango. Já os menos acometidos foram a batata, a beterraba, o feijão e a maçã.

Os agrotóxicos geram grandes males para a saúde, não só para o trabalhador rural como para os consumidores. São ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.

Para reduzir o consumo de alimentos com agrotóxicos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento do produtor em relação à qualidade dos alimentos e uso das boas práticas agrícolas.

É importante, que os consumidores optem por consumir alimentos da época e aqueles que são produzidos de forma integrada (que recebem menor quantidade de agrotóxicos). Uma boa escolha seria a compra de alimentos orgânicos (que não utilizam produtos químicos para serem produzidos).

Colaborou
Fabiana Carrão, nutricionista

Gostou? Compartilhe