Crianças de 15 meses de idade devem se vacinar contra doenças como poliomielite, sarampo e rubéola. O Programa Nacional de Imunização, do governo federal, disponibiliza as doses nos postos de saúde de todo o país.
Estas doenças são graves e deixam sequelas nas crianças. A poliomileite, por exemplo, causa a paralisia dos membros inferiores da criança. O sarampo provoca febre alta, conjuntivite e, em crianças subnutridas, pode causar ainda cegueira, surdez e diarreia. Já a rubéola provoca os mesmos sintomas da gripe comum e é congênita. Ela pode causar má formação dos fetos nas gestantes.
As vacinas são produzidas a partir dos vírus aos quais irão combater, atenuados ou mortos. Elas são injetadas em pequena quantidade, no paciente saudável. O organismo dele, ao entrar em contato com o vírus, irá produzir anticorpos específicos. Com a produção dos anticorpos, caso o organismo entre em contato com o vírus novamente, ele será imune.
Pneumonia
No início deste ano, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a inclusão de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação das crianças, que são a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C. A pneumocócica 10-valente está sendo oferecida desde março em todo o território nacional. A vacina protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. Já a antimeningococo C começou a ser disponibilizada a partir deste mês.
Como ficou o calendário
Agora, são 13 as vacinas oferecidas no calendário básico. Confira.
1. BCG (contra tuberculose)
2. Vacina contra hepatite B
3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche)
4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B)
5. DT (dupla adulto - contra difteria e tétano)
6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B)
7. Vacina contra poliomielite
8. Vacina contra rotavírus
9. Vacina contra febre amarela
10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo)
11. Vacina contra influenza (gripe)
12. Vacina pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia)
13. Vacina antimeningocócica (contra doença meningocócica)
(Fonte: Ministério da Saúde)
Esquema de vacinação
Pneumocócica 10-valente
Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: serão ministradas 3 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.
Meningocócica C
Crianças menores de 1 ano.
Esquema Vacinal: serão ministradas 2 doses + 1 reforço no primeiro ano de vida da criança. Para o ano da implantação, haverá um esquema especial, no qual crianças de 12 meses a 24 meses de idade não vacinadas anteriormente receberão a imunização.