Desafios da profissão

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mudanças tecnológicas e nos currículos das faculdades de odontologia levam a crer que a cada dia são novos os desafios da profissão. Na mesma proporção que crescem as possibilidades de tratamentos e curas, crescem as responsabilidades. E se a odontologia, ao longo dos anos, esteve entre as carreiras consideradas mais promissoras e importantes no país, este perfil se consolida ainda mais na área da saúde.

Muito dessas alterações na profissão se devem às mudanças que se fizeram necessárias no meio acadêmico. De acordo com a diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, professora Maria Salete Sandini Linden, a interdisciplinaridade teve papel importante neste contexto. “A formação interdisciplinar e os currículos fortalecidos pelas bases científicas médicas, marcam uma tendência no exercício profissional tanto na sua prática pública quanto privada”, salienta.

De acordo com ela, trabalho em equipe é a chave para o sucesso na profissão. “O dentista deve estar preparado para trabalhar em equipe com seus colegas e com o pessoal auxiliar em odontologia, assim como com outros profissionais da saúde especialmente em áreas médicas e paramédicas, características estas que marcam um padrão no exercício de gerar um perfil profissional”, destaca Maria Salete. Por outro lado, segundo a professora, o profissional deve “realizar ao longo de sua vida um atualização contínua, sendo capaz de administrar uma grande quantidade de informações”, avalia. Para ela, as escolas de odontologia, uma vez ensinando modelos de práticas clínico- científicas e tecnologias de vanguarda baseados no trabalho de equipe, estão contribuindo na caracterização deste novo perfil de atendimento.

A interdisciplinaridade

Conhecer um pouco de tudo para poder exercer bem a profissão é uma exigência de quase todas as áreas de atuação do mercado de trabalho. E quando se trata da área de saúde, este recurso parece ter ainda mais importância, pois lida-se diariamente com vidas. Este deve ser o foco do profissional, a atuação em vários campos, pois para atuar de forma especial em uma área, é preciso saber o que se espera das demais, tal como o professor de história que solicita um texto aos alunos: para bem aplicar o conteúdo, o professor vai precisar conhecer bem a língua portuguesa. E assim pode-se dizer que acontece na odontologia. O profissional que pretende ser especialista em uma determinada área, precisa ter conhecimento sobre as demais. Dessa forma, configura-se o novo profissional da odontologia. “O perfil do profissional de hoje está definido por diferentes campos de ação da prática odontológica, enfatizando-se o caráter interdisciplinar, acompanhando diferentes domínios da atividade profissional, ou seja, de domínio clínico, científico, psicossocial, administrativo e de gestão.

Gostou? Compartilhe