Odontologia e suas especialidades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi no século 19 que um decreto federal instituiu os primeiros cursos de graduação em odontologia no país. A data foi o 25 de outubro de 1884 que desde então marca a comemoração do Dia do Dentista. De lá para cá, muito mudou. A odontologia aderiu às novas tecnologias, os consultórios dos cirurgiões-dentistas começaram a dar lugar às clínicas especializadas e hoje são diversas as especialidades que compõem a profissão.

E quem pensa que o dentista é o profissional que somente cuida dos dentes, está enganado. São os dentistas os responsáveis pelo tratamento dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.

Hoje em dia é possível fazer implantes dentários que em nada lembram dentes artificiais de tão perfeitos que podem ser. Também é possível mudar a cor dos dentes com o uso de técnicas de clareamento; ou então coloca-los na posição correta com uso da ortodontia. E estas são apenas algumas das especialidades que hoje tomam conta dos consultórios.
Da mesma forma que a profissão vem mudando, pode-se notar que hoje a relação de confiança entre dentistas e pacientes aumentou, uma vez que eles são responsáveis por manter saudável o melhor cartão de visitas das pessoas: o sorriso. E nada melhor que um bom sorriso, com dentes bem cuidados para deixar um dentista feliz e satisfeito com o seu trabalho.

As especialidades

Atualmente é possível encontrar especialidades na odontologia para praticamente todos os problemas. Segundo o coordenador da Escola de odontologia da Imed, Cezar Augusto Garbin, e a coordenadora do curso de odontologia, Lilian Rigo, estas são algumas das especialidades hoje existentes:

* Odontopediatria
* Odontogeriatria
* Saúde Coletiva
* Prótese Dentária
* Dentística
* Endodontia
* Periodontia
* Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-Facial
* Implantodontia
* Ortodontia
* Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Oro-Facilal
* Odontologia Legal
* Estomatologia
* Radiologia Odontológica
* Imaginologia
* Odontologia do Trabalho
* Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
* Ortopedia Funcional dos Maxilares
* Patologia Bucal
* Prótese Buco-maxilo-Facial

O Dia do Dentista

O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, no ano de 1884. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.

Gostou? Compartilhe