Eletroneuromiografia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Série de testes neurofisiológicos, a eletroneuromiografia é o exame indicado para a detecção de diversos problemas neurológicos e é mais uma das tecnologias existentes em Passo Fundo. Para conhecer o exame, o Medicina & Saúde conversou com o neurologista Daniel Lima Varela, do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia. Confira.

Medicina & Saúde - Como é realizado o exame eletroneuromiografia?
Daniel Varela -
A eletroneuromiografia (ENMG) é composta por uma série de testes neurofisiológicos que visam o estudo funcional do sistema nervoso periférico, que são os nervos, junção neuromuscular e músculos. A avaliação é habitualmente composta por duas etapas: a neurocondução e a eletromiografia. A neurocondução é realizada através da estimulação elétrica dos nervos periféricos. A eletromiografia é o estudo da atividade elétrica na intimidade muscular, em diferentes estágios de ativação, realizada normalmente com um eletrodo na forma de agulha.

M&S - Em que casos ela é indicada?
DV -
A eletroneuromiografia está indicada na identificação, localização e caracterização de lesões nervosas periféricas ou na investigação diagnóstica de doenças neuromusculares. As principais indicações serão detalhadas a seguir:
- doenças do neurônio motor (como a Esclerose Lateral Amiotrófica);
- radiculopatias (doenças das raízes nervosas da coluna);
- doenças dos plexos nervosos;
- doenças dos nervos periféricos: polineuropatias, mononeuropatias (síndrome do túnel do carpo é a mais comum);
- doenças da placa motora (miastenia grave é o principal exemplo);
- doenças dos músculos (como as distrofias musculares e as miopatias);

M&S - Desde quando está disponível em Passo Fundo?
DV -
Esse exame está disponível há vários anos em Passo Fundo, e passou a incorporar o leque de exames complementares do SNN (Serviço de Neurologia e Neurocirurgia) no início deste ano.

Colaborou
Daniel Lima Varela, médico neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, especialista em doenças neuromusculares pela Santa Casa de Porto Alegre e integrante do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia (SNN) de Passo Fundo desde fevereiro deste ano

Gostou? Compartilhe