Pais muito próximos aos filhos podem liberar hormônio feminino

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pais que são muito próximos dos filhos podem liberar o hormônio feminino ocitocina, conforme revelou um estudo publicado na revista “Biological Psychiatric”. Nas mulheres, a substância está associada à estimulação das contrações uterinas durante o trabalho de parto e na ejeção do leite, durante a amamentação. É por meio dela que os primeiros laços entre mãe e filho são criados.

Os cientistas checaram a concentração de ocitocina nos pais, nas duas ocasiões de pesquisa, e descobriram que os que tinham um relacionamento forte com as crianças apresentavam o mesmo nível da substância encontrada no organismo que a mãe.

As trocas de olhares e carinhos, as músicas que a mãe canta para a criança dormir e a amamentação foram associadas ao aumento desse tipo de hormônio nas mulheres. Já nos pais, a maior concentração do hormônio foi associada às brincadeiras, como fazer cócegas na barriga, e ensinamentos, como de que forma segurar um objeto. Em animais, o mesmo fenômeno já tinha sido verificado anteriormente.

Fonte: Biological Psychiatry / Graffo Notícias Infográficas

Gostou? Compartilhe