?? muito peso na mochila

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A movimentação de volta às aulas devolve às escolas o brilho e o colorido todo especial que é dado pelos alunos. E ano letivo novo requer material escolar todo novo, atendendo as listas de solicitações das escolas. Mas boa parte dos alunos leva diariamente para a sala de aula muito mais do que precisa no dia-a-dia escolar. Entre canetas coloridas, cadernos, agendas e os mais variados tipos de lápis, o peso da mochila acaba ficando cada vez maior.

Todo cuidado é pouco nessa hora, porque o excesso de peso vai prejudicar a postura e pode comprometer a coluna dos pequenos estudantes. Porém, não é de hoje que o peso das mochilas é discutido entre ortopedistas e pedagogos. Fato é que as crianças precisam estudar e, para isso, usar todo o aparato necessário, mas existem formas de prevenir e não permitir que isto afete a saúde dos pequenos.

O Ministério da Saúde recomenda que o peso da mochila não ultrapasse em mais de 10% o peso da criança, ou seja, uma pessoa de 30 quilos não pode carregar mais do que três quilos de material. Crianças com sobrepeso ou obesidade devem considerar o peso adequado para sua faixa etária para fazer esse cálculo.

Há ainda outras recomendações necessárias e importantes na hora de comprar a mochila. Se ela for de carregar nas costas, o ideal é que tenha duas alças reguláveis, largas e acolchoadas. Ainda é recomendável a presença do cinto abdominal, regulado à altura da criança, para que a mochila fique bem próxima às costas, evitando problemas na coluna.

Dicas para aliviar o peso da mochila:

* coloque as coisas mais pesadas junto às costas da criança, ou seja, na parte de trás da mochila

* disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos, provocando movimentos de desequilíbrio

* olhe o que o seu filho leva para a escola e certifique-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras

* nas mochilas com rodas é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. As costas da criança devem estar retas ao puxá-la.

* ajuste as alças de modo que a mochila se adapte totalmente às costas da criança, ficando encostada e sem folga. Uma mochila solta nas costas pode puxar o corpo para trás e forçar os músculos, além de fazer a criança curvar os ombros para facilitar o equilíbrio da pasta sem apoio

* o fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 centímetros abaixo da região da cintura da criança

Gostou? Compartilhe