Queimação, dor forte no estômago, desconforto após as refeições. Estes são alguns dos sintomas comuns a quem sofre de gastrite. Mas nem sempre estes fatores representam a doença, que é comum, mas não tanto quanto a população alardeia. O diagnóstico, porém, requer a realização de uma biopsia do estômago, que vai determinar, inclusive, a causa da doença, que pode estar associada a uma bactéria ou fatores externos, como o uso de medicamentos.
Desmitificar a doença é o principal ponto para chegar ao diagnóstico correto que, segundo médico gastroenterologista Aiglon Simas Neto, são a chave para o tratamento eficaz.
Medicina & Saúde - O que é a gastrite?
Aiglon Simas Neto - A gastrite é uma doença comum, mas não tanto como a população pensa. É uma inflamação da mucosa gástrica é diferente da dispepsia, que são os sintomas gerais do aparelho digestivo. Qualquer sintoma de dor abdominal mais forte, azia, as pessoas já chamam de gastrite. Mas às vezes não é. Para definir, é necessário fazer uma endoscopia digestiva alta, com biopsia, porque o diagnóstico é pela biopsia do estômago.
M&S - Quais as causas mais comuns?
ASN- Existem várias. Uma das mais frequentes é causada por uma bactéria. Outras, podem ser o uso de anti-inflamatórios por longo período, também o ácido acetil salicílico. O uso de álcool também é reponsável por casos de gastrite aguda. Estresse, longo peruodo de internação hospitalar estão ainda entre as causas mais comuns.
M&S – A alimentação está ligada ao desenvolvimento da doença?
ASN - Alguns alimentos podem complicar, podem apresentar sintomas, mas não ser a causa.
M&S - Qual o tratamento mais indicado?
ASN – O tratamento se dá pela associação do uso de medicamentos com a mudança do estilo de vida. O medicamento sozinho não resolve o problema. Continuar usando anti-inflamatório, por exemplo, não dará os resultados esperados do tratamento. Mas se não se cuidar, a gastrite pode voltar.
M&S – Quais as complicações que podem ocorrer?
ASN – Desde os sangramentos até o desenvolvimento de uma úlcera. Isso pode acontecer pela falta de tratamento ou a continuação do uso dos fatores que causam o problema. Se for um caso de gastrite causada pela bactéria, por exemplo, e junto foi utilizado o anti-inflamatório ou o ácido acetil, a complicação poderá ser a úlcera. Mas hoje em dia, com a medicação existente, são pouco comuns os casos de úlceras.
M&S –Crianças também podem sofrer com gastrite?
ASN – Podem sim, e pelos mesmos fatores causadores da doença.
Colaborou
Aiglon Simas Neto, médico gastroenterologista