No verão, as atividades ao ar livre são estimuladas e o médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Eduardo Rocha, ressalta que é preciso ter consciência de que as lentes de contato com proteção UV complementam, mas não substituem os óculos escuros.
"Apesar de figurarem como uma proteção eficiente contra a ação dos raios solares na retina, as lentes de contato não previnem sua incidência sobre a pálpebra e a conjuntiva (pele que cobre o globo ocular)", explica. As lentes isoladamente não dão cobertura total aos olhos, mas agem como uma ampliação da proteção. De acordo com o oftalmologista do HOB, ideal é utilizar as lentes de contato e os óculos escuros juntos.
O médico do HOB ressalta que nem todas as lentes de contato apresentam a proteção contra raios UV e que essa característica varia de acordo com as marcas disponíveis no mercado. "O paciente pode optar por lentes com proteção na hora da compra, escolhendo a marca que oferece esta opção. Esteticamente, as lentes protegidas não apresentam diferenças em relação às demais, não são mais escuras nem mais espessas. O usuário não percebe nenhuma diferença quando utiliza uma ou outra", esclarece Eduardo Rocha.