Teve início no dia 14 de março, o 19º Curso de Orientação à Gestante do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Em torno de 120 pessoas participam desta edição que acontece no Centro de Apoio do HSVP. O curso encerra no próximo dia 25.
A enfermeira obstetra Cleusa de Carvalho, chefe da Maternidade do HSVP, deu as boas-vindas às gestantes e acompanhantes, enfatizando que “o curso é uma oportunidade para aprender os principais cuidados com o bebê, como prática do banho e amamentação, além de compreender as transformações ocorridas durante a gestação”.
Na palestra Mudanças psicológicas na gestação, a psicóloga Rejane Catapan Piovesan ressaltou que nós aprendemos a ser pai e mãe. “Ter um filho é um privilégio e nos dias de hoje, o pai é convidado a ser mais participativo, a interagir mais com o filho, estabelecendo maior vínculo com o novo integrante da família”. Neste sentido, a psicóloga evidenciou que os pais têm o direito de estar na sala de parto no momento do nascimento do filho.
Rejane salientou que em razão de a mulher se adaptar a gravidez, ela sente a separação de dois corpos, momento em que podem ocorrer sentimentos estranhos e especiais. "É uma alegria indescritível, mas lá no fundo a mãe sente medo e insegurança", esclarece a psicóloga.
Numa situação de depressão pós-parto, Rejane explicou que a mudança hormonal brusca, sentida após o parto, é um dos fatores que predispõe a doença. Ela informou que 15% das mulheres passam por um período de depressão. Além deste fator há cobranças sociais, emocionais, falta de suporte familiar, privacidade, descanso, sensação de incapacidade de dar conta, não se sentir mais a mulher de antes, entre outros fatores que podem desencadear a depressão pós-parto.
Momento de se atualizar
Márcia Adriana Azeredo Mafalda está grávida de 20 semanas. Ao lado do esposo Roberto Amaral, eles participam do curso pela primeira vez. Márcia será mãe do segundo filho. Ela tem um filho de 18 anos e buscou o curso como uma oportunidade de rever aprendizados e orientações importantes sobre cuidados com o bebê. "Até porque em 18 anos houve muitas mudanças que preciso acompanhar e me atualizar, por isso estou fazendo o Curso de Gestante". O futuro papai disse que a expectativa é aprender tudo que ele puder para ser um pai participativo.