Por Ana Maria Bueno
Sendo a ansiedade um estado emocional que atinge muitas pessoas, causando prejuízos à saúde, ela deve ser tratada e se possível eliminada. Esta condição decorre, quase sempre, de uma situação de perigo ou de emergência em que a pessoa necessita reagir com celeridade e eficiência.
As causas da ansiedade são diversas. Às vezes ela decorre de deficiências nutricionais. Há posição em que outros tratamentos se fazem necessários, além de uma saudável alimentação e exercícios físicos.
A ansiedade, quando possível, deve ser tratada por profissionais das áreas psicológicas, psiquiátricas e nutricionais.
É salutar a ingestão de uma grande variedade de frutas, grãos integrais, vegetais e ainda um suplemento de vitaminas A e C, riboflavina e tiamina, bem assim outras vitaminas do complexo B.
A pessoa ansiosa deve regularizar as suas refeições e torná-las saudáveis. Evitar a ingestão de gorduras é muito importante. As bebidas que contém cafeína, chás verdes, cigarros e álcool devem ser literalmente evitadas, pois, elas têm substâncias estimulantes que podem exacerbar a sensação de nervosismo.
Recomenda-se aos ansiosos chás de ervas, suco de frutas e leite desnatado. Claro e evidente que toda pessoa ansiosa e inquieta precisa conscientizar-se da necessidade de maneirar sua manipulação corporal. O espírito necessita estar calmo e tranqüilo. Este é talvez o melhor remédio.
Para minimizar a inquietude, é importante ingerir o maracujá que é um fruto originário do Brasil e fonte de cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, C e vitaminas do complexo B. Além disso é rico também em carboidratos. Este fruto é dotado de elementos depurativos e condições sedativas e adstringentes. Tanto o fruto quanto as suas folhas apresentam ação calmante. Neste mesmo sentido recomenda-se o chá de camomila e o chá de flor de alfazema. A erva-doce que é consumida em todo mundo, tem efeito calmante, digestivo e diurético. A raiz de valeriana tem propriedades anti-ansiedade e sedativas. A segurança do seu uso depende, ainda, de mais pesquisas. Neste mesmo sentido temos a escutelária. Já, a actéia azul que contém cálcio, ferro, inositol, goma, magnésio, leontina, fósforo, potássio, silício, vitaminas do complexo B e E, metilcistina e ácido fosfórico, é destinada a amenizar distúrbios nervosos e menstruais, dentre outros.
É muito importante que a pessoa ansiosa não deixe faltar cálcio na sua alimentação, pois, a diminuição deste mineral no sangue contribui para o aumento da ansiedade.
Assim, a pessoa que sofre de ansiedade deve imediatamente adequar sua alimentação, bem como a atividade física e, concomitantemente consultar um psicólogo ou psiquiatra para regular e equilibrar o seu comportamento.
Ana Maria Bueno é nutricionista / personal nutri, economista doméstica, pós-graduada em Serviços de Alimentação e Hotelaria e aluna de especialização em Obesidade e Emagrecimento UGF
www.nutrianamaria.com.br