Cientistas da Universidade de Washington comprovaram que ler rótulos nutricionais pode ser mais eficaz do que fazer exercícios e comer indiscriminadamente. Entretanto, aliar as duas coisas é mais benéfico e traz resultados mais satisfatórios.
Os cientistas analisaram 12 mil norte-americanos nascidos entre 1957 e 1964. Destes, 50% só liam os rótulos e 25% só faziam exercício. Os que leram e entendiam as informações nutricionais das porções alimentares tiveram maiores perdas de peso do que os que praticaram atividade física, mas comeram sem se preocupar com a quantidade de calorias, gorduras e sódios dos alimentos.
Segundo os pesquisadores, isto ocorre porque quando a pessoa passa a ler e entender o que está ingerindo, faz escolhas mais saudáveis. Ainda segundo o estudo, mulheres prestam mais atenção nas informações nutricionais do que os homens e, por isso, têm mais facilidade em perder peso. Entretanto, os cientistas deixaram claro que entre os que fizeram exercícios e leram os rótulos, não só a perda de peso foi maior, como os benefícios à saúde também.