Escola de Odontologia da Imed prima pela formação generalista, humanista, crítica e reflexiva

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A evolução tecnológica mundial trouxe para as áreas da saúde, e mais especificamente, para a Odontologia, um grande número de alternativas restauradoras e reabilitadoras para o tratamento dos efeitos deletérios das doenças bucais.
A reformulação dos currículos das Faculdades de Odontologia da IMED integrando-os às reais necessidades epidemiológicas e sociais da população, associada a uma formação acadêmica humanística e cultural, formam um bloco de características fundamentais no processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade como um todo, caracterizando um novo perfil do profissional da área odontológica.
Mudanças nesse sentido ocorrem em algumas Escolas de Odontologia que buscam formar um profissional preparado, não somente para a questão técnico-científica, mas sim para o diagnóstico e acompanhamento do paciente objetivando a educação, promoção e manutenção da saúde, através de uma abordagem geral. Esse é o caminho a ser percorrido pelo ensino odontológico para atingir as reais necessidades de nossa população.
Conforme a Coordenadora da Escola de Odontologia da IMED, Dra. Lilian Rigo, o curso de Odontologia tem uma proposta inovadora, oportunizando a formação de um profissional qualificado, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade local.
A Escola de Odontologia visa formar Cirurgiões-Dentistas com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, promovendo saúde bucal nos planos individual e coletivo, nos setores públicos e privados.
O curso de odontologia da Faculdade Meridional conta com uma infra-estrutura adequada às necessidades do curso e um corpo docente com titulação e experiência acadêmica e profissional de alta qualidade. O corpo docente possui 90% dos professores com titulação stricto sensu (Mestres e Doutores).
Diferenciais
O curso Odontologia da tem o objetivo de formar profissionais preparados para atuar tanto nos grandes centros como em pequenas comunidades, garantindo, assim, a melhoria da assistência básica à população.  O desenvolvimento das disciplinas básicas e profissionalizantes é realizado de forma integrada, através de um processo gradual de complexidades no contexto da interdisciplinaridade. Essa qualificação diferenciada é possibilitada pela integração das diversas disciplinas, entre elas, as disciplinas de Módulos Pré-clínicos e Módulos Clínicos que acontecem do 3º ao 8º semestre. A integração das áreas da Odontologia nos módulos tem a proposta de introduzir o aluno na prática odontológica da clínica integrada com uma visão global de todos os conteúdos previamente adquiridos, visando a integração do ensino para o atendimento integral em saúde. Os conteúdos englobam desde ações de promoção de saúde, prevenção dos fatores de risco a assistência aos danos e reabilitação, segundo a dinâmica do processo saúde-doença.
O curso apresenta paralelamente um caráter social, na medida em que visa contribuir com a melhoria das condições de saúde bucal, em todos os níveis sociais. A partir de ações coletivas e interdisciplinares dos professores com a participação dos acadêmicos, aliados ao entusiasmo e dedicação, o curso de Odontologia da Faculdade Meridional demonstra o compromisso com a transformação da saúde no município e região. 
O curso de Odontologia da IMED oportuniza aos alunos participarem de projetos de pesquisa, programas de extensão, grupos de estudos, seminários, congressos, estágios extracurriculares, monitorias e visitas técnicas a Entidades, Conselhos de Saúde, outras Instituições de Ensino Superior, bem como a empresas da área odontológica. Essas atividades complementares representam instrumentos importantes para o aprimoramento da formação profissional.
Um dos diferenciais importantes do curso é oferecer poucas vagas anuais, pois, o currículo do curso está estruturado segundo o regime semestral, tendo uma duração de 4 anos letivos e aulas em período integral (manhã e tarde). Essa proposta demonstra claramente a preocupação com a excelência da formação profissional, permitindo um atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno.
A evolução tecnológica mundial trouxe para as áreas da saúde, e mais especificamente, para a Odontologia, um grande número de alternativas restauradoras e reabilitadoras para o tratamento dos efeitos deletérios das doenças bucais.A reformulação dos currículos das Faculdades de Odontologia da IMED integrando-os às reais necessidades epidemiológicas e sociais da população, associada a uma formação acadêmica humanística e cultural, formam um bloco de características fundamentais no processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural da sociedade como um todo, caracterizando um novo perfil do profissional da área odontológica.Mudanças nesse sentido ocorrem em algumas Escolas de Odontologia que buscam formar um profissional preparado, não somente para a questão técnico-científica, mas sim para o diagnóstico e acompanhamento do paciente objetivando a educação, promoção e manutenção da saúde, através de uma abordagem geral. Esse é o caminho a ser percorrido pelo ensino odontológico para atingir as reais necessidades de nossa população.Conforme a Coordenadora da Escola de Odontologia da IMED, Dra. Lilian Rigo, o curso de Odontologia tem uma proposta inovadora, oportunizando a formação de um profissional qualificado, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade local.A Escola de Odontologia visa formar Cirurgiões-Dentistas com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, promovendo saúde bucal nos planos individual e coletivo, nos setores públicos e privados.O curso de odontologia da Faculdade Meridional conta com uma infra-estrutura adequada às necessidades do curso e um corpo docente com titulação e experiência acadêmica e profissional de alta qualidade. O corpo docente possui 90% dos professores com titulação stricto sensu (Mestres e Doutores).
DiferenciaisO curso Odontologia da tem o objetivo de formar profissionais preparados para atuar tanto nos grandes centros como em pequenas comunidades, garantindo, assim, a melhoria da assistência básica à população.  O desenvolvimento das disciplinas básicas e profissionalizantes é realizado de forma integrada, através de um processo gradual de complexidades no contexto da interdisciplinaridade. Essa qualificação diferenciada é possibilitada pela integração das diversas disciplinas, entre elas, as disciplinas de Módulos Pré-clínicos e Módulos Clínicos que acontecem do 3º ao 8º semestre. A integração das áreas da Odontologia nos módulos tem a proposta de introduzir o aluno na prática odontológica da clínica integrada com uma visão global de todos os conteúdos previamente adquiridos, visando a integração do ensino para o atendimento integral em saúde. Os conteúdos englobam desde ações de promoção de saúde, prevenção dos fatores de risco a assistência aos danos e reabilitação, segundo a dinâmica do processo saúde-doença.O curso apresenta paralelamente um caráter social, na medida em que visa contribuir com a melhoria das condições de saúde bucal, em todos os níveis sociais. A partir de ações coletivas e interdisciplinares dos professores com a participação dos acadêmicos, aliados ao entusiasmo e dedicação, o curso de Odontologia da Faculdade Meridional demonstra o compromisso com a transformação da saúde no município e região. O curso de Odontologia da IMED oportuniza aos alunos participarem de projetos de pesquisa, programas de extensão, grupos de estudos, seminários, congressos, estágios extracurriculares, monitorias e visitas técnicas a Entidades, Conselhos de Saúde, outras Instituições de Ensino Superior, bem como a empresas da área odontológica. Essas atividades complementares representam instrumentos importantes para o aprimoramento da formação profissional.Um dos diferenciais importantes do curso é oferecer poucas vagas anuais, pois, o currículo do curso está estruturado segundo o regime semestral, tendo uma duração de 4 anos letivos e aulas em período integral (manhã e tarde). Essa proposta demonstra claramente a preocupação com a excelência da formação profissional, permitindo um atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno.

Gostou? Compartilhe