Vitamina D
A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos. No organismo, ela aumenta a absorção de cálcio pelo intestino e por isso assegura que o cálcio necessário chegue ao esqueleto, que contém 99% do cálcio total do organismo. A vitamina D tem efeitos diretos nos ossos, estimulando a formação das células responsáveis pela formação dos mesmos. Há dois tipos de vitamina que têm efeito similar ou idêntico: a vitamina D3 (colecalciferol) produzida quando a pele é exposta ao sol e a vitamina D2 (ergocalciferol) que é encontrada na dieta. A deficiência de vitamina D é frequente em pessoas idosas. Um estudo recente na França mostrou que em mulheres idosas, os suplementos de vitamina D e cálcio podem reduzir o risco de fratura do quadril.
Recentes descobertas apontam que a vitamina D atua também no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Além disso está também relacionada à prevenção de doenças como diabetes tipo I, mal de Parkinson e depressão.
A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos. No organismo, ela aumenta a absorção de cálcio pelo intestino e por isso assegura que o cálcio necessário chegue ao esqueleto, que contém 99% do cálcio total do organismo. A vitamina D tem efeitos diretos nos ossos, estimulando a formação das células responsáveis pela formação dos mesmos. Há dois tipos de vitamina que têm efeito similar ou idêntico: a vitamina D3 (colecalciferol) produzida quando a pele é exposta ao sol e a vitamina D2 (ergocalciferol) que é encontrada na dieta. A deficiência de vitamina D é frequente em pessoas idosas. Um estudo recente na França mostrou que em mulheres idosas, os suplementos de vitamina D e cálcio podem reduzir o risco de fratura do quadril.Recentes descobertas apontam que a vitamina D atua também no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Além disso está também relacionada à prevenção de doenças como diabetes tipo I, mal de Parkinson e depressão.